Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/31906
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFRESCHI, Ana Carolina-
dc.contributor.authorCRIVELARO, Eros Zanardi-
dc.contributor.authorLOURENÇO, Giovani Napoli-
dc.date.accessioned2025-04-15T21:33:58Z-
dc.date.available2025-04-15T21:33:58Z-
dc.date.issued2020-07-
dc.identifier.citationCRIVELARO, Eros Zanardi; LOURENÇO, Giovani Napoli. O uso da tecnologia de realidade virtual: um estudo voltado para o ensino. 2020. 45 f. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Gestão da Tecnologia da Informação) - Fatec Catanduva, Catanduva, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/31906-
dc.description.abstractPaíses com um melhor desenvolvimento tecnológico utilizam a realidade virtual para o entretenimento; no entanto, há uma escassez de sua aplicação para a área da educação. Com essa tecnologia, é possível que tanto a educação convencional quanto a à distância se beneficiem do uso. O objetivo deste estudo é realizar um experimento a fim de verificar se é possível utilizar a realidade virtual para a aprendizagem com o uso de equipamentos de baixo custo. Além disso, espera-se discutir as vantagens e as desvantagens de seu uso com base nos dados coletados no experimento. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e um experimento com questionário aplicados com dois grupos de participantes: um que teve contato com a realidade virtual e outro que teve contato apenas com um material impresso. Os resultados desta pesquisa apontam que é possível inseri-la no ensino-aprendizagem, uma vez que os participantes que foram submetidos à realidade virtual tiveram um resultado parecido com aqueles que não a usaram. Além disso, eles se sentiram mais motivados e interessados a aprender.pt_BR
dc.description.abstractCountries with better technological development use virtual reality as a good source for entertainment; however, there is no development centered on education. With the use of technology, it is possible that both conventional and distance education benefit from the use. The objective is to carry out an experiment to verify whether it is possible to use a virtual reality for learning, using low-budget equipment. Moreover, it is expected to discuss its advantages and disadvantages based on data collected. For this purpose, we carried out a bibliographic research with applied questionnaire, with two groups: one who had contact with virtual reality and another who had contact only with printed material. The results of this research indicate that it is possible to insert it in teaching-learning, since the participants who were submitted to virtual reality had a result like those who did not use it. Moreover, participants were more motivated and interested in learning.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informaçãopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher182pt_BR
dc.subjectRealidade virtualpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subject.otherInformação e Comunicaçãopt_BR
dc.titleO uso da tecnologia de realidade virtual: um estudo voltado para o ensinopt_BR
dc.title.alternativeThe use of virtual reality technology: a study focused on teachingpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dcterms.type-pt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
gestao_tecnologia_informacao_2020_1_eros_zanardi_crivelaro_o_uso_da_tecnologia_de_realidade_virtual.pdf
  Restricted Access
1.14 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.