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Título: Mineração e realidade pós desastre ambiental: uma proposta de turismo pedagógico em cidades históricas de Minas Gerais
Título(s) alternativo(s): Mining and post-environmental disaster reality: a proposal for educational tourism in historic cities of Minas Gerais
Autor(es): NASCIMENTO, André Felype Lins
EIRAS, Lúcia de Fatima
MATSCHUCK, Tamires Chagas
CORRÊA, Cristina Elena de Souza
OLIVEIRA, William Ramos de
Orientador(es): BATISTA, Wagner Caron Medeiros
Outro(s) contribuidor(es): BATISTA, Wagner Caron Medeiros
Tipo documental: Projeto Técnico
Palavras-chave: Roteiros turísticos;Sustentabilidade;Turismo sustentável
Data do documento: 20-Dez-2024
Editor: CETEC – GEEAD (Unidade de Ensino Médio e Técnico- Grupo de Estudo de Educação à Distância )
Referência Bibliográfica: CORRÊA, Cristina Elena de Souza; EIRAS, Lúcia de Fatima; MATSCHUCK, Tamires Chagas; NASCIMENTO, André Felype Lins; OLIVEIRA, William Ramos de. Mineração e realidade pós desastre ambiental: uma proposta de turismo pedagógico em cidades históricas de Minas Gerais, 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico em Guia de Turismo) - Grupo de Estudos de Educação a Distância (GEEaD), São Paulo, 2024.
Resumo: O presente trabalho propõe a criação de um roteiro pedagógico nas cidades históricas de Minas Gerais, integrando o turismo educacional com o estudo interdisciplinar de temáticas históricas, culturais e socioambientais. Fundamentado nos princípios do Estudo do Meio, o projeto visa proporcionar uma aprendizagem significativa “in loco”, ao visitar locais marcados por eventos relevantes, como os desastres ambientais de Mariana (2015) e Brumadinho (2019), causados por rompimentos de barragens de rejeitos de mineração. O roteiro contempla também aspectos da herança barroca e da Inconfidência Mineira, promovendo reflexões críticas sobre o passado colonial, a exploração mineral, os impactos ambientais e a responsabilidade social. A proposta atende prioritariamente a grupos escolares, mas pode ser adaptada a outros públicos, oferecendo uma experiência imersiva que estimula o pensamento crítico, a empatia e o compromisso com a cidadania e a sustentabilidade.
This study proposes the creation of a pedagogical itinerary through the historic cities of Minas Gerais, integrating educational tourism with an interdisciplinary approach to historical, cultural, and socio-environmental themes. Based on the principles of field-based learning, the project aims to provide meaningful "on-site" education by visiting locations marked by significant events, such as the environmental disasters in Mariana (2015) and Brumadinho (2019), caused by the collapse of mining waste dams. The itinerary also includes exploration of the Baroque heritage and the Inconfidência Mineira (Minas Conspiracy), encouraging critical reflection on colonial history, mineral exploitation, environmental impacts, and social responsibility. While primarily designed for school groups, the program can be adapted for other audiences, offering an immersive experience that fosters critical thinking, empathy, and a commitment to citizenship and sustainability.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/31891
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