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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/31891
Título: | Mineração e realidade pós desastre ambiental: uma proposta de turismo pedagógico em cidades históricas de Minas Gerais |
Título(s) alternativo(s): | Mining and post-environmental disaster reality: a proposal for educational tourism in historic cities of Minas Gerais |
Autor(es): | NASCIMENTO, André Felype Lins EIRAS, Lúcia de Fatima MATSCHUCK, Tamires Chagas CORRÊA, Cristina Elena de Souza OLIVEIRA, William Ramos de |
Orientador(es): | BATISTA, Wagner Caron Medeiros |
Outro(s) contribuidor(es): | BATISTA, Wagner Caron Medeiros |
Tipo documental: | Projeto Técnico |
Palavras-chave: | Roteiros turísticos;Sustentabilidade;Turismo sustentável |
Data do documento: | 20-Dez-2024 |
Editor: | CETEC – GEEAD (Unidade de Ensino Médio e Técnico- Grupo de Estudo de Educação à Distância ) |
Referência Bibliográfica: | CORRÊA, Cristina Elena de Souza; EIRAS, Lúcia de Fatima; MATSCHUCK, Tamires Chagas; NASCIMENTO, André Felype Lins; OLIVEIRA, William Ramos de. Mineração e realidade pós desastre ambiental: uma proposta de turismo pedagógico em cidades históricas de Minas Gerais, 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico em Guia de Turismo) - Grupo de Estudos de Educação a Distância (GEEaD), São Paulo, 2024. |
Resumo: | O presente trabalho propõe a criação de um roteiro pedagógico nas cidades históricas de Minas Gerais, integrando o turismo educacional com o estudo interdisciplinar de temáticas históricas, culturais e socioambientais. Fundamentado nos princípios do Estudo do Meio, o projeto visa proporcionar uma aprendizagem significativa “in loco”, ao visitar locais marcados por eventos relevantes, como os desastres ambientais de Mariana (2015) e Brumadinho (2019), causados por rompimentos de barragens de rejeitos de mineração. O roteiro contempla também aspectos da herança barroca e da Inconfidência Mineira, promovendo reflexões críticas sobre o passado colonial, a exploração mineral, os impactos ambientais e a responsabilidade social. A proposta atende prioritariamente a grupos escolares, mas pode ser adaptada a outros públicos, oferecendo uma experiência imersiva que estimula o pensamento crítico, a empatia e o compromisso com a cidadania e a sustentabilidade. This study proposes the creation of a pedagogical itinerary through the historic cities of Minas Gerais, integrating educational tourism with an interdisciplinary approach to historical, cultural, and socio-environmental themes. Based on the principles of field-based learning, the project aims to provide meaningful "on-site" education by visiting locations marked by significant events, such as the environmental disasters in Mariana (2015) and Brumadinho (2019), caused by the collapse of mining waste dams. The itinerary also includes exploration of the Baroque heritage and the Inconfidência Mineira (Minas Conspiracy), encouraging critical reflection on colonial history, mineral exploitation, environmental impacts, and social responsibility. While primarily designed for school groups, the program can be adapted for other audiences, offering an immersive experience that fosters critical thinking, empathy, and a commitment to citizenship and sustainability. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/31891 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
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