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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/31885
Título: | Estudo de fratura ocorrida em cabeçote DOHC de motocicleta |
Título(s) alternativo(s): | Study of fracture in motorcycle DOHC cylinder head |
Autor(es): | MARTINS, Gabriel Fernando |
Orientador(es): | GODOY, João Maurício |
Outro(s) contribuidor(es): | GODOY, João Maurício BERGAMINI, Marcelo de Carvalho SILVA, Ailton José |
Tipo documental: | Monografia |
Palavras-chave: | Fraturas;Fadiga dos materiais |
Data do documento: | 5-Dez-2019 |
Editor: | 133 |
Referência Bibliográfica: | MARTINS, F; G. Estudo de fratura ocorrida em cabeçote DOHC de motocicleta. 2019. Monografia (Curso Superior de Tecnologia em processos metalúrgicos) - Faculdade de Tecnologia de Pindamonhangaba, Pindamonhangaba, 2019. |
Resumo: | Motocicletas são veículos ágeis, de custo acessível e de baixo consumo de combustível, apresentando assim uma grande demanda de fabricação. Alguns modelos de motos encontradas no mercado brasileiro são dotados de componentes mecânicos fabricados com a qualidade de garantir ao piloto o funcionamento e a durabilidade prevista. No entanto estruturas motorizadas tendem a não comportar o número de ciclo de vida final estimado que é apresentado em cada manual de instruções, vindo a falhar antes do previsto pelo fabricante. Tal fator sugere que as maiorias dos eventos de falhas ocorridas estão imersos em problemas oriundos da manutenção inadequada e até mesmo a falta de uma. Também não pode ser descartada a possibilidade de problemas durante a produção e montagem do componente incluindo os relacionados à fundição. A abordagem desse estudo foca em apresentar uma ideia do que decorreria após uma série de eventos que quando ramificados implicariam em um conceito de falha. Uma classificação química e recursos de microscopia combinados com trabalhos acadêmicos de caráter semelhante, fazem ascender a eficácia de seguir os padrões de manutenção e cuidados estabelecidos para cada modelo de conjunto de motores e cabeçotes. Motorcycles are agile vehicles, affordable and low fuel consumption, thus presenting a great manufacturing demand. Some models of motorcycles found in the Brazilian market are equipped with mechanical components manufactured with the quality of guaranteeing the pilot the operation and the expected Durability. However motorized structures tend not to carry the final life cycle number that is presented in each instruction manual, failing before the manufacturer Predicted. This factor suggests that the majority of the events of failures occurring are immersed in problems arising from improper maintenance and even lack of one. Nor can the possibility of problems be discarded during the production and assembly of the component including those related to the Foundry. The approach of this study focuses on presenting an idea of what would take place after a series of events that when branched would imply a concept of failure. A chemical classification and microscopy resources combined with academic works of a similar character, make the effectiveness of following the standards of maintenance and care established for each model of assembly of motors and HEADS. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/31885 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de conclusão de curso |
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