Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/31733
Título: | Treinamento vivencial: estudo de caso utilizando paintball como ferramenta de treinamento ao ar livre |
Título(s) alternativo(s): | Experiential training: case study using paintball as an outdoor training tool |
Autor(es): | FIGUEIREDO, Diego Peres LIMA, Guilherme Henrique Soares de ALVES, Tales Guilherme Leme |
Orientador(es): | ASSIS, Marcos Venicio Braz de AYUB, Sandra Regina Chalela |
Tipo documental: | Monografia |
Palavras-chave: | Aprendizagem organizacional;Esportes por equipe;Esportes;Treinamento pessoal;Interação interpessoal |
Data do documento: | Dez-2014 |
Editor: | 182 |
Referência Bibliográfica: | FIGUEIREDO, Diego Peres; LIMA, Guilherme Henrique Soares de; ALVES, Tales Guilherme Leme. Treinamento vivencial: estudo de caso utilizando paintball como ferramenta de treinamento ao ar livre. 2014. 34 f. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Gestão Empresarial) - Fatec Catanduva, Catanduva, 2014. |
Resumo: | Nos dias de hoje, para que as empresas se tornem competitivas é imprescindível o
investimento no aperfeiçoamento e na capacitação continua do seu capital intelectual as
pessoas. A metodologia vivencial de treinamento vem se destacando, pois sugere atividades
onde os participantes são retirados de suas zonas de conforto e estimulados a enfrentar
desafios, vencer seus limites e transpor os problemas impostos. Referida modalidade pode
proporcionar reflexões, análise das atitudes, posturas, desenvolvimento de habilidades e
competências comportamentais com índice de aproveitamento superior às demais
metodologias. Diante deste cenário, realizar um estudo sobre a modalidade de treinamento
vivencial utilizando o paintball no programa de treinamento, torna-se apropriado para
verificar se esta metodologia possibilita que os colaboradores obtenham um aproveitamento
maior, em um menor espaço de tempo. Assim, o objetivo deste estudo foi aplicar e investigar
se a modalidade de treinamento vivencial através do paintball como ferramenta a ser utilizada
na gestão de pessoas para avaliação, capacitação e melhoria do relacionamento interpessoal
dos colaboradores. Optou-se pela metodologia da pesquisa-ação de base empírica e realizada
para a resolução ou esclarecimento de um problema coletivo e no qual os pesquisadores e
participantes desempenham um papel ativo, executando de fato uma ação, de modo
cooperativo e participativo, analisando os problemas dinamicamente, tomando decisões e
executando ações perante a situação em que estão envolvidos. Diante desses resultados,
recomendou-se que o treinamento vivencial, seja analisado como uma estratégia eficaz na
gestão de pessoas para avaliação, capacitação e melhoria do relacionamento interpessoal dos
colaboradores. A prática do treinamento vivencial demonstrou ser possível: desenvolver
relações interpessoais; evidenciar características pessoais de cada membro; identificar líderes
e colaboradores reativos e proativos; trabalhar conflitos dentro da equipe; desenvolver
criatividade e raciocínio para resolução de problemas; elaborar e aplicar estratégias; respeito a
hierarquia; tornar a equipe mais competitiva; e motivação profissional. Nowadays, investment in improvement and continuous training of its intellectual capital, people is essential so that companies become competitive. The experiential training methodology has emerged, since it suggests activities in which participants are taken out of their comfort zones and encouraged to face challenges, overcome their limits and the problems posed. Modality can provide reflections, analysis of attitudes skills and behavioral skills with higher utilization rate than the other methods use. Given this scenario, conduct a study on the mode of experiential training using paintball in the training program is appropriate to verify that this methodology enables employees to gain a greater advantage, in a shorter period of time. The objective of this study was to implement and investigate the modality of experiential training across the paintball as a tool to be used in human resources for assessment, training and improvement of employees’ interpersonal relationships. The methodology of action research with empirical basis was chosen for the resolution or clarification of a collective problem and in which researchers and participants play an active role in actually an action, in a cooperative and participatory manner, analyzing the problems dynamically, making decisions and performing actions in the situation in which they are involved. Given these results, it was recommended that experiential training through technical paintball is analyzed as a strategy and effective tool in managing people for assessment, training and improvement of employees’ interpersonal relationships. The practice of experiential training with paintball proved some results are possible, such as: developing interpersonal relationships; demonstrating personal characteristics of each member; identifying reactive and proactive leaders and employees; working conflicts within the team; developing creativity and reasoning to solve problems; developing and implementing strategies; respecting hierarchy; the most competitive team; and motivating professional. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/31733 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
gestao_empresarial_2014_2_diego_peres_figueiredo_treinamento_vivencial_estudo_de_caso_utilizando_paintball_como_ferramenta_de_treinamento_ao_ar_livre.pdf Restricted Access | 1.03 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.