Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/31732
Título: Análise de oxibenzona e octinoxato presentes em protetores solares e seus impactos nos ecossistemas costeiros: uma revisão bibliográfica
Autor(es): COSTA, Carlos Eduardo dos Santos
DOMINGOS, Giovanna Vizaccro Perez
LIMA, Kauã de Farias Campos
BARROS, Luiz Felipe de Morais da Costa
FANCHINI, Penélope Valentine
Orientador(es): FERREIRA, Irinete
LEOCADIO, Thaís
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Ecossistemas aquáticos
Data do documento: 3-Dez-2024
Editor: 153
Referência Bibliográfica: COSTA, Carlos Eduardo dos Santos; DOMINGOS, Giovanna Vizaccro Perez; LIMA, Kauã de Farias Campos; BARROS, Luiz Felipe de Morais da Costa; FANCHINI, Penélope Valentine. Análise de oxibenzona e octinoxato presentes em protetores solares e seus impactos nos ecossistemas costeiros: uma revisão bibliográfica. 2024. (Trabalho de Conclusão do Curso Técnico em Química integrado ao Ensino Médio) - ETEC de Praia Grande, Praia Grande, 2024.
Resumo: Este trabalho apresenta uma revisão bibliográfica sobre a presença e os impactos ambientais dos filtros solares químicos, que contém substâncias como oxibenzona e octinoxato. Com o aumento da demanda por fotoprotetores, crescem as preocupações sobre os efeitos desses compostos nos ecossistemas costeiros, especialmente em recifes de corais. O estudo explora como esses componentes estão relacionadas ao branqueamento dos corais e à redução de sua resiliência ambiental. Adicionalmente, são discutidos os potenciais riscos à saúde dos consumidores, com ênfase em possíveis efeitos dermatológicos associados ao uso prolongado desses filtros. Também são analisadas as consequências ecológicas decorrentes da degradação dos recifes para a sustentabilidade dos ambientes costeiros e a biodiversidade local. Para mitigar esses impactos, são revisadas políticas regulatórias e restrições internacionais ao uso desses filtros solares. Conclui-se que, a conscientização sobre os efeitos dos protetores solares químicos, tanto para a saúde humana quanto para o meio ambiente, além da implementação de alternativas menos nocivas, é essencial para a conservação dos ecossistemas marinhos.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado a Etec de Praia Grande (Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza) como requisito para a obtenção do diploma de Técnico em Química integrado ao Ensino Médio sob a orientação das professoras de PDTCC Irinete Ferreira e Thaís Leocadio.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/31732
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MTEC_PI_Química_2024_Oxibenzona.pdf1.57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.