Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/31614
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SILVA, Bruno Donizeti da | - |
dc.contributor.author | SALVIANO, Vitória Cristine de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-09T23:53:50Z | - |
dc.date.available | 2025-04-09T23:53:50Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-10 | - |
dc.identifier.citation | SALVIANO, Vitória Cristine de Souza. Aplicativos móveis como ferramenta de apoio à educação: casos aplicados em uma IES localizada no Vale do Paraíba (SP), 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Análise e desenvolvimento de sistemas) - Faculdade de Tecnologia Prof. João Mod. Guaratinguetá, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/31614 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa sobre o uso de tecnologias móveis na educação, com foco nas práticas de uma IES (Instituição de Ensino Superior), revela o impacto positivo desses recursos no ensino superior. As metodologias exploratória, bibliográfica, documental e de campo utilizadas permitiram uma importante visão das vantagens e obstáculos relacionados ao uso de aplicativos educacionais no contexto acadêmico. O relato de professores que utilizam ferramentas como Duolingo, Padlet, Level Learn e Fatecoins mostrou que essas tecnologias, além de incentivarem o engajamento dos alunos, facilitam uma aprendizagem mais ativa e colaborativa. A flexibilidade, acessibilidade e personalização proporcionadas por aplicativos móveis tornam o processo educacional mais inclusivo e adequado à era digital, mas a implementação dessas tecnologias também exige preparação. A capacitação dos docentes, a inclusão digital e a adaptação do conteúdo ao ambiente online são desafios que precisam de atenção contínua. Assim, a utilização de ferramentas móveis na educação superior é promissora, mas depende de suporte institucional e políticas educacionais inovadoras. Ao enfrentar esses desafios, as instituições podem transformar o ensino, tornando-o mais alinhado às exigências contemporâneas e preparando os estudantes para uma sociedade digital e conectada. | pt_BR |
dc.description.abstract | This research into the use of mobile technologies in education, focusing on the practices of an HEI (Higher Education Institution), reveals the positive impact of these resources on higher education. The exploratory, bibliographic, documentary and field methodologies used provided an important insight into the advantages and obstacles related to the use of educational applications in the academic context. Reports from teachers who use tools such as Duolingo, Padlet, Level Learn and Fatecoins showed that these technologies not only encourage student engagement, but also facilitate more active and collaborative learning. The flexibility, accessibility and personalization provided by mobile apps make the educational process more inclusive and suited to the digital age, but implementing these technologies also requires preparation. Teacher training, digital inclusion and adapting content to the online environment are challenges that need continuous attention. Thus, the use of mobile tools in higher education is promising but depends on institutional support and innovative educational policies. By tackling these challenges, institutions can transform teaching, bringing it more into line with contemporary demands and preparing students for a digital and connected society. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta investigación sobre el uso de las tecnologías móviles en la educación, centrada en las prácticas de una IES (Institución de Educación Superior), revela el impacto positivo de estos recursos en la enseñanza superior. Las metodologías exploratorias, bibliográficas, documentales y de campo utilizadas proporcionaron una importante visión de las ventajas y obstáculos relacionados con el uso de aplicaciones educativas en el contexto académico. Los informes de los profesores que utilizan herramientas como Duolingo, Padlet, Level Learn y Fatecoins mostraron que estas tecnologías no sólo fomentan el compromiso de los estudiantes, sino que también facilitan un aprendizaje más activo y colaborativo. La flexibilidad, accesibilidad y personalización que ofrecen las aplicaciones móviles hacen que el proceso educativo sea más inclusivo y adecuado a la era digital, pero la implantación de estas tecnologías también requiere preparación. La formación del profesorado, la inclusión digital y la adaptación de los contenidos al entorno en línea son retos que requieren una atención continua. Así pues, el uso de herramientas móviles en la enseñanza superior es prometedor, pero depende del apoyo institucional y de políticas educativas innovadoras. Al abordar estos retos, las instituciones pueden transformar la enseñanza, adecuándola a las demandas contemporáneas y preparando a los estudiantes para una sociedad digital y conectada. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | 106 | pt_BR |
dc.subject | aplicativos móveis | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Ferramenta | pt_BR |
dc.subject.other | Informação e Comunicação | pt_BR |
dc.title | Aplicativos móveis como ferramenta de apoio à educação: casos aplicados em uma IES localizada no Vale do Paraíba (SP) | pt_BR |
dc.type | Artigo Científico | pt_BR |
dcterms.type | - | pt_BR |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
analise_desenvolvimento_de_sistemas_2024_2_vitoria_cristine _de_souza_salviano_aplicativos_moveis_como_ferramenta_de_apoio_a_educacao.pdf Restricted Access | 407.71 kB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.