Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/31559
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPRANDO, Elton César-
dc.contributor.authorSTEFEN, Murillo-
dc.contributor.authorFERREIRA, Pamela Cristina-
dc.date.accessioned2025-04-09T17:19:51Z-
dc.date.available2025-04-09T17:19:51Z-
dc.date.issued2020-12-
dc.identifier.citationSTEFEN, Murillo; FERREIRA, Pamela Cristina. Análise de competências no âmbito público: estudo de caso na prefeitura municipal de Paraíso/SP. 2020. 66 f. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Gestão Empresarial) - Fatec Catanduva, Catanduva, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/31559-
dc.description.abstractO presente trabalho, teve como objetivo a análise da gestão por competências no serviço público. Por meio de pesquisas bibliográficas, foram encontrados autores que afirmam que a atual forma de gestão de recursos humanos não engloba em sua grande maioria a gestão por competências. A temática foi problematizada se as reais necessidades para a contratação de um colaborador nas instituições públicas são identificadas apenas pela prova escrita. O estudo de caso realizou uma aplicação de questionários para determinados funcionários do setor público e identificados problemas causados pela alocação ineficiente de colaboradores em cargos que não são os de acordo com seus conhecimentos, habilidades e atitudes, a pesquisa com os funcionários da Prefeitura Municipal de Paraíso no estado de São Paulo, analisou se o método de preparação das provas do concurso público, em seu modelo atual, é o mais eficaz e se a alocação de pessoas na instituição é eficiente, e embasa-se nas competências dos colaboradores. Após a coleta de dados, foram verificados os possíveis problemas encontrados na organização e as maneiras em que a gestão e análise de competência pode auxiliar a correção e prevenção das intercorrências presenciadas, bem como na tomada de decisões, quando relacionado aos seus recursos humanos.pt_BR
dc.description.abstractThe present paper aimed to analyze competency-based management in the public service. Through bibliographic research, authors were found who claim that the current form of human resource management does not encompass the vast majority of competency-based management. The theme was problematized if the real needs for hiring a collaborator in public institutions are identified only by the written test. The case study carried out questionnaires for certain public sector employees and identified problems caused by the inefficient allocation of employees in positions other than those according to their knowledge, skills and attitudes, the survey with the employees of the Municipality of Paraíso in the state of São Paulo, it analyzed whether the method of preparing public exam tests, in its current model, is the most effective and whether the allocation of people in the institution is efficient, and is based on the skills of employees. After data collection, the possible problems found in the organization and the ways in which competence management and analysis can help to correct and prevent the complications seen, as well as in decision-making, when related to its human resources, were verified.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarialpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher182pt_BR
dc.subjectGestão por Competênciaspt_BR
dc.subjectAdministração municipalpt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleAnálise de competências no âmbito público: estudo de caso na prefeitura municipal de Paraíso/SPpt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of competencies in the public sector: case study in the city hall of Paraíso/SPpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dcterms.type-pt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
gestao_empresarial_2020_2_murillo_stefen_analise_de_competencias_no_ambito_publico.pdf
  Restricted Access
1.23 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.