Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/31555
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGONZAGA, Marcia Freitas Abad-
dc.contributor.advisorPLATERO, Luciana Gonçalves-
dc.contributor.authorRATIER, Gabriela Cavalcanti-
dc.contributor.authorMENDES, Ricardo Cristiano Freitas-
dc.date.accessioned2025-04-09T17:17:08Z-
dc.date.available2025-04-09T17:17:08Z-
dc.date.issued2024-11-21-
dc.identifier.citationRATIER, Gabriela Cavalcanti; MENDES, Ricardo Cristiano Freitas. Desafios e oportunidades para mulheres em cargos de liderança na empresa Heineken de Itu-SP, 2024. Trabalho de graduação (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial - Graduação Tecnológica à Distância) - Faculdade de Tecnologia de São Paulo, São Paulo, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/31555-
dc.description.abstractA trajetória das mulheres no mercado de trabalho é marcada por lutas históricas por igualdade e reconhecimento. Desde a Primeira Revolução Industrial, as mulheres enfrentam desafios como jornadas longas, salários injustos e estereótipos de gênero. A Segunda Guerra Mundial impulsionou a participação feminina, mas a desigualdade persistiu. Nos últimos anos, conquistas legais e o movimento feminista fortaleceram a luta por direitos, mas as sub-representação em cargos de liderança e a disparidade salarial ainda são desafios recorrentes. A Heineken em Itu-SP, assim como muitas outras empresas, visa promover a igualdade de gênero e aumentar a representação feminina em cargos de liderança. No entanto, este estudo revela que a empresa ainda enfrenta desafios significativos nesse processo. Por meio de uma pesquisa que combinou revisão bibliográfica e um estudo de caso mediante a dados públicos, identificando-se as principais barreiras culturais e organizacionais que impedem a ascensão das mulheres a empresa. Apesar de iniciativas como o programa 'Elas que Brilham', a representação feminina em cargos de liderança continua abaixo da meta estabelecida. A pesquisa destaca a necessidade de um esforço contínuo para transformar a cultura organizacional e criar um ambiente mais inclusivo para as mulheres. Isso envolve investir em programas de desenvolvimento, promover a conscientização sobre as questões de gênero e revisar as estruturas internas da empresa. Os resultados deste estudo podem servir como um guia para que a Heineken, e outras empresas, avancem em direção a uma maior equidade de gênero.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarialpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher002 – Fatec São Paulo (Bom Retiro – São Paulo)pt_BR
dc.subjectEquidadept_BR
dc.subjectMulherespt_BR
dc.subjectMercado de trabalhopt_BR
dc.subjectIgualdade de oportunidadespt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleDesafios e oportunidades para mulheres em cargos de liderança na empresa Heineken de Itu-SPpt_BR
dc.title.alternativeChallenges and opportunities for women in leadership positions at Heineken in Itu-SPpt_BR
dc.typeArtigo Científicopt_BR
dcterms.publisherPolo de ensino à distância - 002 - FATEC São Paulo (Bom Retiro - São Paulo)pt_BR
dcterms.type-pt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.