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dc.contributor.advisorLIMA, Edy Carlos Santos de-
dc.contributor.authorSALIONE, Ana Carolina-
dc.contributor.authorROQUE, Sara Camily Pereira da Silva-
dc.date.accessioned2025-04-08T23:00:54Z-
dc.date.available2025-04-08T23:00:54Z-
dc.date.issued2024-06-25-
dc.identifier.citationSALIONE, A. C.; ROQUE, S. C. P. S.; LIMA, E. C. S. O impacto das ações de marketing no faturamento e na produtividade das micro e pequenas empresas. 2024. Artigo de Graduação (Tecnologia em Gestão Empresarial) – Faculdade de Tecnologia Prof. José Camargo, Jales, 2024. Artigo apresentado na VI Jornada Acadêmica, Científica e Tecnológica, 2024, Jales-SP.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/31519-
dc.descriptionArtigo apresentado na VI Jornada Acadêmica, Científica e Tecnológica, 2024, Jales-SP.pt_BR
dc.description.abstractNo dia a dia operacional das empresas, uma série de desafios emerge, exigindo a aplicação de várias abordagens para assegurar a eficiência na gestão empresarial e promover um crescimento contínuo e sustentável. O Programa ALI Produtividade, promovido pelo SEBRAE, concentra se em aumentar a competitividade e a eficiência das empresas brasileiras por meio da inovação. Este trabalho tem o objetivo de analisar como as iniciativas de marketing digital podem influenciar o aumento de faturamento e a produtividade das pequenas empresas e médias empresas. Para realização deste artigo, utilizou-se de dados secundários fornecidos pelo Sebrae do estado de São Paulo, onde analisou-se 20 empresas que participaram do programa Ali Produtividade no período de setembro/2022 a abril/2023, pertencentes ao Escritório Regional do Sebrae de Votuporanga - SP, que tinham como problema diagnosticado baixa prospecção de clientes e ineficiência de gestão empresarial. Identificou-se que a avaliação de empresas por meio de um diagnóstico que identificou áreas de oportunidade, como gestão de marketing, operações e inovação. Recomendações incluíram estratégias de marketing digital e aprimoramento da gestão. A implementação dessas estratégias, como uso do WhatsApp Business e redes sociais, resultou em melhorias na prospecção de clientes e presença online. Investimentos em capacitação da equipe também foram destacados. Os resultados mostraram aumento no faturamento e produtividade, refletindo o impacto positivo das iniciativas promovidas pelo Sebrae. Isso ressalta a importância de programas de apoio e capacitação para o desenvolvimento das MPEs.pt_BR
dc.description.abstractIn the day-to-day companies’ operations, a series of challenges emerge, requiring the application of various approaches to ensure efficiency in business management and promote continuous and sustainable growth. The ALI Productivity Programme, promoted by SEBRAE, focuses on increasing the competitiveness and efficiency of Brazilian companies through innovation. This paper aims to analyse how digital marketing initiatives can influence the increase in turnover and productivity of small and medium-sized enterprises. This article used secondary data provided by Sebrae in the state of São Paulo, which analysed 20 companies that took part in the Ali Productivity programme between September 2022 and April 2023, belonging to Sebrae's Regional Office in Votuporanga - SP, whose diagnosed problems included poor customer prospecting and inefficient business management. It was identified that the assessment of companies through a diagnosis that identified areas of opportunity, such as marketing management, operations and innovation. Recommendations included digital marketing strategies and improved management. The implementation of these strategies, such as the use of WhatsApp Business and social networks, resulted in improvements in customer prospecting and online presence. Investments in staff training were also highlighted. The results showed an increase in turnover and productivity, reflecting the positive impact of the initiatives promoted by Sebrae. This highlights the importance of support and training programmes for the development of MSEs.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarialpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher171pt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.subjectPequenas e médias empresaspt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleO impacto das ações de marketing no faturamento e na produtividade das micro e pequenas empresaspt_BR
dc.title.alternativeThe impact of marketing actions on the turnover and productivity of micro and small companiespt_BR
dc.typeArtigo Científicopt_BR
dcterms.type-pt_BR
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