Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/31501
Título: A influência da rotatividade de colaboradores no setor do comércio na região de Sorocaba
Título(s) alternativo(s): The influence of employee turnover in the retail sector in the Sorocaba region
Autor(es): ALVES, Adineusa de Oliveira
BRISOLA, Jose Roberto
GOMES, Julio Cesar de Lima
Orientador(es): GONZAGA, Marcia Freitas Abad
PLATERO, Luciana Gonçalves
Tipo documental: Artigo Científico
Palavras-chave: Organização;Organização do trabalho;Revezamento de pessoal;Administração de recursos humanos
Data do documento: 20-Nov-2024
Editor: 002 – Fatec São Paulo (Bom Retiro – São Paulo)
Referência Bibliográfica: ALVES, Adineusa de Oliveira; BRISOLA, Jose Roberto; GOMES, Julio Cesar de Lima. A influência da rotatividade de colaboradores no setor do comércio na região de Sorocaba, 2024. Trabalho de graduação (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial - Graduação Tecnológica à Distância) - Faculdade de Tecnologia de São Paulo, São Paulo, 2024.
Resumo: Com o progresso tecnológico e a introdução de novas modalidades de trabalho, a taxa de rotatividade nas empresas no Brasil tem aumentado, uma vez que os profissionais procuram além de remuneração, qualidade de vida e chances de evolução profissional. Em um contexto de desemprego em queda, porém com alta rotatividade, Sorocaba foi escolhida para realizar um estudo sobre as razões dessa movimentação, particularmente no setor comercial. O objetivo é propor estratégias que reduzam o efeito da rotatividade e aprimorem a administração de pessoal, levando em conta aspectos como motivação e clima organizacional. A Administração de Recursos Humanos (ARH) é essencial para mitigar os impactos do turnover, promovendo práticas que valorizem o capital humano e incentivem uma liderança colaborativa. Alinhada ao ODS 8, a ARH busca crescimento econômico sustentável e trabalho digno para todos. Este estudo fez uso de pesquisa bibliográfica e descritiva para examinar a rotatividade no segmento comercial, concentrando-se em Sorocaba/SP. A pesquisa revelou que, mesmo sendo importante, o assunto é pouco abordado e requer táticas para manter talentos. Os resultados sugerem que elevadas taxas de rotatividade, motivadas pela procura de melhores oportunidades e condições de trabalho, podem ser prejudiciais tanto para as empresas quanto para os empregados. Para reduzir esses efeitos, é aconselhável que os líderes esclareçam expectativas, promovam o crescimento profissional e valorizem as habilidades dos funcionários, criando um ambiente de trabalho atraente e competitivo. A pesquisa busca estratégias para reduzir a rotatividade de colaboradores no comércio de Sorocaba, visando identificar suas origens, caracterizar o cenário local e melhorar a gestão de pessoas. Além disso, analisa os fatores motivacionais, o impacto do bem-estar no desempenho e os benefícios de uma menor rotatividade, entendendo as razões que levam os colaboradores a deixarem seus empregos. As pessoas são o maior patrimônio de uma organização, e tratá-las de forma equitativa é essencial. A valorização do capital humano promove motivação e produtividade, aumentando a contribuição dos colaboradores para o sucesso organizacional.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/31501
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
gestaoempresarial_2024_2_anapaula_combateaoassediomoral.pdf143.91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
gestaoempresarial_2024_2_anapaula_combateassdiomoral_TA.pdf
  Restricted Access
1.55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.