Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/31380
Título: Logística reversa de medicamentos
Autor(es): RIBEIRO, Thauane Letícia
CORREIA, Yara Sobrinho
Orientador(es): CARDOSO, Salvador
Outro(s) contribuidor(es): CARDOSO, Salvador
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Logística reversa;Descarte de medicamentos;Meio ambiente;Consumismo
Data do documento: 2024
Editor: 125
Referência Bibliográfica: RIBEIRO, T. L.; CORREIA, Y. S. Logística reversa de medicamentos. 2024. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Logística) – Etec Dr. Geraldo José Rodrigues Alckmin, Taubaté, 2024.
Resumo: Com o conceito de sustentabilidade ambiental, onde a empresa passa a se preocupar com a utilização mais racional dos recursos da natureza, surge o processo de logística reversa, que visa incentivar as indústrias a criar produtos mais duráveis e menos prejudiciais ao meio ambiente, além de garantir o destino correto para os produtos que já foram consumidos e descartados pela população. Ela é o oposto do processo tradicional de produção e distribuição, pois tem seu início nos consumidores e conclui-se nas fontes de fornecimento. Logo, este processo se torna indispensável para o descarte de fármacos, que, quando despejados incorretamente, seja em lixo comum ou em redes de esgoto, causam sérios danos ao meio ambiente, além de colocar em risco pessoas que porventura entrem em contato com o resíduo, como garis e catadores. Este estudo tem como objetivo central demonstrar a importância da logística reversa para o meio ambiente e como ela é fundamental para o descarte de medicamentos, identificando as práticas adotadas para a coleta, descarte e destinação adequada de medicamentos vencidos ou inutilizados, a fim de propor melhorias para esta gestão. Neste contexto, foi necessária a utilização do método de busca bibliográfica, com o levantamento e análise crítica dos documentos publicados sobre o tema. Os resultados dessa pesquisa revelam que, com o aumento do consumismo de medicamentos no Brasil, torna-se necessária a implementação de programas de logística reversa, onde as empresas são responsáveis pela coleta e destinação dos seus produtos após o uso. Essa é uma das medidas mais importantes que pode ser adotada para garantir que os medicamentos não causem danos ao meio ambiente.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/31380
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
logistica_2024_2_ribeiro_logistica_reversa_medicamentos.pdf460.28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.