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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFEIJÓ, Fernando Carrazedo-
dc.contributor.advisorLEANDRO, Thamiris Costa-
dc.contributor.authorBRITO, Alice Andrade de-
dc.contributor.authorGUARTIERI, Eduarda dos Santos-
dc.contributor.authorBIGARANI, Giovanna Lima-
dc.contributor.authorAMARAL, Guilherme Silva Ferraz do-
dc.contributor.authorSILVA, Maryana Antunes Pereira da-
dc.date.accessioned2025-04-04T14:03:35Z-
dc.date.available2025-04-04T14:03:35Z-
dc.date.issued2024-12-05-
dc.identifier.citationBRITO, Alice Andrade de; GUARTIERI, Eduarda dos Santos; BIGARANI, Giovanna Lima; AMARAL, Guilherme Silva Ferraz do; SILVA, Maryana Antunes Pereira da. Etarismo e estereótipos do idoso: estudo dos impactos da comunicação na perpetuação do preconceito e aplicação do marketing social como estratégia de sensibilização de jovens adultos em Praia Grande. 2024. (Trabalho de Conclusão do Curso Técnico em Marketing integrado ao Ensino Médio) - ETEC de Praia Grande, Praia Grande, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/31327-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado a Etec de Praia Grande (Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza) como requisito para a obtenção do diploma de Técnico em Marketing integrado ao Ensino Médio sob a orientação do Professor Esp. Fernando Carrazedo Feijó e da Professora Esp. Thamiris Costa Leandro.pt_BR
dc.description.abstractO Brasil está envelhecendo rapidamente e poderá se tornar o sexto país mais velho do mundo até 2050, segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde. No entanto, o preconceito etário, que afeta principalmente os idosos, está a crescer junto com ele. A representação negativa dos idosos nos meios de comunicação perpetua estereótipos e preconceitos entre jovens e idosos. Nesse cenário, este trabalho de conclusão de curso estuda os impactos midiáticos que os canais de comunicação exercem na percepção dos jovens adultos em relação à velhice e como a disseminação de imagens estereotipadas perpetua o etarismo no inconsciente coletivo, gerando um efeito associativo negativo sobre o envelhecimento. A pesquisa utilizada para desenvolver este estudo foi de natureza qualitativa e quantitativa, os resultados obtidos indicam a presença de pensamentos etaristas e associações negativas com o conceito de envelhecimento. Apesar do aumento da longevidade e das mudanças nas dinâmicas sociais, políticas e econômicas, os idosos continuam a ser retratados com signos pejorativos e singulares. O marketing social desempenha um papel vital na mudança de comportamento e na venda de uma ideia, e por isso o desenvolvimento de uma campanha social denominada “A Beleza da Melhor Idade” surge como uma solução crucial para este problema. Esta campanha apresenta uma nova perspectiva sobre a figura do idoso através de material audiovisual com histórias reais, diversidade e uma visão positiva do processo de envelhecimento, com o objetivo de romper com padrões mediáticos excludentes.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Técnico em Marketingpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher153pt_BR
dc.subjectMarketing socialpt_BR
dc.subjectIdosospt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subject.otherInformação e Comunicaçãopt_BR
dc.titleEtarismo e estereótipos do idoso: estudo dos impactos da comunicação na perpetuação do preconceito e aplicação do marketing social como estratégia de sensibilização de jovens adultos em Praia Grandept_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dcterms.type-pt_BR
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