Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/31237
Título: O marketing aplicado a eventos religiosos nas igrejas evangélicas
Título(s) alternativo(s): Marketing applied to religious events in churches evangelical
Autor(es): THEODORO, Quézia
Orientador(es): MARCONDES JUNIOR, Paulo Roberto
Outro(s) contribuidor(es): MARCONDES JUNIOR, Paulo Roberto
SANTOS, Eber José dos
BARRETO, Diego de Magalhaes
Tipo documental: Artigo Científico
Palavras-chave: Marketing;Marketing estratégico;Religião;Evangélicos;Eventos
Data do documento: 19-Nov-2024
Editor: 127
Referência Bibliográfica: THEODORO, Quézia. O marketing aplicado a eventos religiosos nas igrejas evangélicas. Orientador: Paulo Roberto Marcondes Junior. 2024. 20 p. Artigo Acadêmico de Conclusão de Curso (Tecnólogo em Eventos) – Faculdade de Tecnologia Professor Waldomiro May, Centro Paula Souza, Cruzeiro, SP, 2024.
Resumo: Em meados da década de 2020, fica claro que muitas igrejas evangélicas não se encontram mais naquela liturgia formal e conservadora que afastava os jovens dos ambientes de culto, afinal, estas também funcionam como empresas e sem recursos financeiros não conseguem se manter, sendo assim o ‘evangelismo’ está se atualizando juntamente as maneiras que pastores retém seus membros imersos em cada reunião. Nesse sentido, o objetivo deste projeto é apresentar alguns tipos de marketing religioso utilizados dentro de igrejas reconhecidas e destacar formas eficazes de divulgação de eventos deste ramo, contribuindo para a adesão dos fiéis e manutenção organizacional. O trabalho se justifica pelo crescimento e surgimento de igrejas em todo o Brasil tem se valido de estratégias de marketing para sua sobrevivência no meio religioso. Por meio de pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo com ênfase em entrevistas, este projeto contribuiu com o resultado efetivo para um marketing religioso de sucesso, permitindo concluir que para que as igrejas possam fortalecer seu objetivo fim e organizacional, é necessário pensar também como empresa, além de humanizar seu marketing e utilizar de variados tipos para atingir seu público ficando assim mais próximas dos fiéis e criando uma identidade única.
In the mid-2020s, it is clear that many evangelical churches no longer find themselves in that formal and conservative liturgy that kept young people away from worship environments, after all, they also function as companies and without financial resources they cannot maintain themselves, thus the 'Evangelism' is catching up along with the ways that pastors keep their members immersed in each meeting. In this sense, the objective of this project is to present some types of religious marketing used within recognized churches and highlight effective ways of publicizing events in this field, contributing to the adherence of believers and organizational maintenance. The work is justified by the growth and emergence of churches throughout Brazil and has used marketing strategies for their survival in the religious environment. Through bibliographical research and field research with an emphasis on interviews, this project contributed with the effective result for successful religious marketing, allowing us to conclude that for churches to strengthen their ultimate and organizational objective, it is necessary to also think as a company, in addition to humanizing your marketing and using different types to reach your audience, thus getting closer to the faithful and creating a unique identity.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/31237
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.