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dc.contributor.advisorSARTORI, Alexandre-
dc.contributor.authorLEITE, Alessandra Oliveira-
dc.contributor.authorRIBEIRO, Mila Naiara Souza-
dc.contributor.otherSARTORI, Alexandre-
dc.contributor.otherABRAHÃO, Ana Beatriz Ramos Moreira-
dc.date.accessioned2025-04-01T12:32:29Z-
dc.date.available2025-04-01T12:32:29Z-
dc.date.issued2015-06-15-
dc.identifier.citationLEITE, A.O; RIBEIRO.M.N.S. Determinação da susceptibilidade à corrosão intergranular da liga de alumínio AA5083 em biodiesel, 2015. 45 fls. Trabalho de Graduação (Graduação Processos Metalúrgicos) – Faculdade de Tecnologia de Pindamonhangaba, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/31178-
dc.description.abstractA liga AA5083 é bastante utilizada na fabricação de tanques rodoviários, de armazenamento de produtos químicos, silos para estocagem de grãos e tem grandes aplicações marítimas. Sabe-se que a resistência à corrosão de ligas com mais de 3% de magnésio é bastante afetada quando expostas a temperaturas elevadas por tempos prolongados. Atualmente com o crescimento da preocupação ambiental, vem crescendo-se cada vez mais o interesse na utilização de biodiesel como substituto ao diesel. Entretanto há pouca literatura e estudos que abrangem o efeito do biodiesel em relação á corrosão em metais. Neste contexto, o atual trabalho visa comparar a taxa de corrosão da liga AA5083 com o aço 1020 que possui tratamento termoquímico de nitretação em meio diesel, conforme estudado por Santos (2013). Apresentando também o estudo das principais alterações microestruturais da liga AA5083, durante exposição a temperaturas elevadas e ao contato com o biodiesel de babaçu e o de biodiesel de soja.pt_BR
dc.description.abstractThe AA5083 alloy is widely used in the manufacture of road tanks, chemical storage, silos for grain storage and has great marine applications. It is known that the corrosion resistance of this alloy with more than 3% of magnesium is greatly affected when exposed to high temperatures for prolonged times. Currently the growth of environmental concern, is growing up more and more interest in the use of biodiesel as a substitute to diesel. However there is little literature and studies covering the effects of biodiesel in relation to corrosion in metals. In this context, the current job aims to compare the corrosion rate of AA5083 alloy with 1020 steel that has the nitriding thermochemical treatment, studied by Santos (2013). Also presenting the study of the main microstructural changes of AA5083, alloy during exposure to high temperatures and contact with diesel from babassu and soybean biodiesel.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Processos Metalúrgicospt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher133pt_BR
dc.subjectCorrosãopt_BR
dc.subjectBiodieselpt_BR
dc.subject.otherControle e Processos Industriaispt_BR
dc.titleDeterminação da susceptibilidade à corrosão intergranular da liga de alumínio AA5083 em biodieselpt_BR
dc.title.alternativeDetermining the Susceptibility to Intergranular Corrosion of 5XXX Aluminum Alloys in biofuelspt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dcterms.typeOutros...pt_BR
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