Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/30922
Título: Gestão ambiental: uma nova estratégia no mundo bancário
Título(s) alternativo(s): Environmental management: a new strategy in the banking world
Autor(es): CAMPOS, Thais Peres Viegas da Silva de Lara
Orientador(es): DEBRASSI, Teresinha Maria Fortes Bustamante
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Gestão ambiental;Bancos
Data do documento: Dez-2006
Editor: 105
Referência Bibliográfica: CAMPOS, Thais Peres Viegas da Silva de Lara. Gestão ambiental - uma nova estratégia no mundo bancário, 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Automação de Escritório e Secretariado ) - Faculdade de Tecnologia "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2006.
Resumo: Este estudo monográfico trata de empresas que têm como parte do sistema de gestão global uma estrutura organizacional com atividades de planejamento, responsabilidades, práticas, procedimentos, processos e recursos para desenvolver, implementar, analisar e manter uma política ambiental. O foco principal dessa pesquisa foi a Gestão Ambiental no setor bancário, onde utilizamos como metodologia a pesquisa bibliográfica e o estudo de casos. Inicialmente, relacionamos os principais conceitos e problemas inerentes à questão ambiental, discorremos sobre sustentabilidade ecológica, social e econômica e os instrumentos de Gestão Ambiental, com destaque para as Normas ISO 14000. A partir do levantamento destas informações, procuramos verificar as políticas internas e externas de gerenciamento ambiental possíveis de serem aplicadas no Sistema Bancário. Finalmente, verificamos, baseados nos relatórios ambientais de dois bancos, um público, Caixa Econômica Federal, outro privado, ABN AMRO, como se desenvolve a política ambiental em cada instituição, projetos, produtos e serviços de cada um deles, suas parcerias e ecoeficiências corporativas. No desenvolvimento do trabalho, pudemos perceber que as diferentes naturezas das empresas selecionadas para o estudo definem o direcionamento das políticas ambientais, visto que o banco público tende a promover o desenvolvimento sustentável, principalmente em relação à habitação, saneamento ambiental e infraestrutura, enquanto no privado a sustentabilidade está enraizada na gestão de riscos ambientais com prováveis impactos nos negócios.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/30922
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
THAIS PERES VIEGAS DA SILVA DE LARA CAMPOS.pdf
  Restricted Access
151.44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.