Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/30900
Title: A influência dos youtubers no comportamento de compra do consumidor infantil de Catanduva e região
Other Titles: A influência dos youtubers no comportamento de compra do consumidor infantil de Catanduva e região
Authors: BALTASAR, Carla Isabelle David
Advisor: GATAROSSA, Ângela Antônia Lopes Biudes
type of document: Monografia
Keywords: Marketing;Comportamento do consumidor
Issue Date: Jul-2021
Publisher: 182
Citation: BALTASAR, Carla Isabelle David. A influência dos youtubers no comportamento de compra do consumidor infantil de Catanduva e região. 2021. 66 f. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Gestão Empresarial) - Fatec Catanduva, Catanduva, 2021.
Abstract: Este trabalho de graduação teve como objetivo principal mensurar o poder de influência que os YouTubers exercem sobre as crianças de Catanduva e região, no que se refere aos seus hábitos de consumo. Para desenvolver este estudo foram utilizadas as pesquisas bibliográfica e descritiva. A revisão de literatura se deu em livros, artigos, trabalhos acadêmicos e sites de internet, já a pesquisa descritiva teve uma abordagem quantitativa e qualitativa. O trabalho mostrou que as estratégias de marketing são de vital importância para o crescimento contínuo das empresas, à medida em que proporcionam facilidade, inovação e agilidade na conquista dos objetivos organizacionais. Ademais, o marketing digital tem revolucionado positivamente o mercado trazendo benefícios significativos, tanto para o comprador, quanto para o vendedor, além de possibilitar uma maior interação na comunicação entre eles. No que diz respeito ao marketing digital por meio do canal YouTube, observa-se que a publicidade infantil tem presença potencializada na vida das crianças, visto que ao longo do tempo se tornaram potenciais consumidores. A pesquisa de campo realizada junto ao consumidor infantil de Catanduva e região foi ao encontro do que as referências estudadas no trabalho preconizam, constatando um comportamento de consumo similar ao que trazem as publicações feitas sobre o assunto. Assim, conclui-se que o público infantil se conecta de forma importante à internet, sendo influenciado por ela. Tal fato ocorre principalmente quando as comunicações veiculadas pela internet são provenientes de quem admiram e confiam, como os Youtubers que, segundo a pesquisa, interferem no comportamento e no hábito de consumo das crianças, que só não adquirem mais produtos em decorrência da limitação financeira que possuem.
This graduation work had as main objective to measure the power of influence that YouTubers exert on the children of Catanduva and region, with regard to their consumption habits. To develop this study, bibliographic and descriptive research were used. The literature review took place in books, articles, academic papers and internet sites, whereas descriptive research had a quantitative and qualitative approach. The work showed that marketing strategies are of vital importance for the continuous growth of companies, as they provide ease, innovation and agility in achieving organizational goals. Furthermore, digital marketing has positively revolutionized the market, bringing significant benefits to both the buyer and the seller, in addition to enabling greater interaction in the communication between them. With regard to digital marketing through the YouTube channel, it is observed that children's advertising has a potential presence in the lives of children, since over time they have become potential consumers. The field research carried out with the child consumer in Catanduva and the region was in agreement with what the references studied in the work recommend, confirming a consumption behavior similar to that brought by the publications made on the subject. Thus, it is concluded that the child audience connects in an important way to the internet, being influenced by it. This fact occurs mainly when the communications transmitted over the internet come from those who admire and trust them, such as the Youtubers who, according to the research, interfere in the behavior and consumption habits of children, who only do not buy more products due to the financial limitation that possess.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/30900
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.