Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/30850
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSARTÓRIO, Kleber-
dc.contributor.authorESPEJO, Bruno Frigieri-
dc.contributor.authorFANTONI NETO, João-
dc.date.accessioned2025-03-24T18:55:22Z-
dc.date.available2025-03-24T18:55:22Z-
dc.date.issued2021-07-
dc.identifier.citationESPEJO, Bruno Frigieri; FANTONI NETO, João. Estudo de caso sobre mudanças curriculares no curso de gestão empresarial do Centro Paula Souza. 2021. 61 f. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Gestão Empresarial) - Fatec Catanduva, Catanduva, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/30850-
dc.description.abstractTema clássico e, simultaneamente, contemporâneo, a mudança organizacional instigou cientistas e profissionais da área de gestão a buscarem a sua compreensão, face aos resultados de insucesso da maioria das iniciativas de mudança nas empresas. Nesse trabalho estudamos a mudança organizacional e as consequências que ela trouxe para as pessoas que estão envolvidas no processo. Atualmente o Centro Paula Souza busca unificar a matriz curricular do Curso de Gestão Empresarial das unidades da Faculdade de Tecnologia, a Fatec. O Centro Paula Souza disponibiliza o curso de Gestão Empresarial em 26 unidades, possui 3 matrizes curriculares diferentes, sendo que 22 unidades estão seguindo uma matriz, 3 estão com uma outra matriz curricular e 1 unidade com uma matriz curricular totalmente diferente das outras duas. Esse estudo de caso, não entrou no mérito de qual matriz curricular é a mais adequada para o curso, pois esse seria um assunto voltado para a área pedagógica, por isso, visamos entender quais as consequências dessas mudanças para os docentes das unidades e como eles esperam participar do projeto, se estão aptos para a mudança e se acreditam que seja o melhor momento para que essas mudanças ocorram, pois, toda mudança organizacional traz consequências que nem sempre são as desejadas, ou esperadas pelos envolvidos. Além disso fizemos uma análise para traçarmos o perfil dos entrevistados e verificar como as mudanças estão impactando cada grupo formado.pt_BR
dc.description.abstractAs a classic, but also, a contemporary theme, organizational change encourages scientists and professionals in the management area to seek the understanding of the subject, in view of the unsuccessful results of most change initiatives in companies. Organizational change and its consequences to the people who are involved in the process were studied in this paper. Currently, Centro Paula Souza seeks to unify the syllabi of the Business Management Course of all Faculdade de Tecnologia (Fatec) campi. Centro Paula Souza offers the Business Management course in 26 units and has 3 different syllabi, 22 units are following a matrix, 3 are with another curriculum matrix and 1 unit with a curriculum matrix totally different from the other two. This case study has not taken into consideration which is the most suitable course syllabus, as this would be a pedagogical issue, but the consequences of these changes for the professors of the units and how they expect to participate in the project, whether they are fit for change and believe this is the best time for these changes to occur, as every organizational change brings consequences that are not always desired, or expected by those involved. In addition, an analysis to trace the profile of the interviewees and see how the changes are impacting each group was carried out in this study.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarialpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher182pt_BR
dc.subjectMudança organizacionalpt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleEstudo de caso sobre mudanças curriculares no curso de gestão empresarial do Centro Paula Souzapt_BR
dc.title.alternativeCase study on curricular changes in the business management course at Centro Paula Souzapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dcterms.type-pt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.