Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/30848
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGATAROSSA, Ângela Antônia Lopes Biudes-
dc.contributor.authorTOLEDO, Marco Aurélio-
dc.contributor.authorPEREIRA, Rosângela Nunes-
dc.date.accessioned2025-03-24T18:46:14Z-
dc.date.available2025-03-24T18:46:14Z-
dc.date.issued2021-07-
dc.identifier.citationTOLEDO, Marco Aurélio; PEREIRA, Rosângela Nunes. Comportamento do consumidor de alimentos de Catanduva e região. 2021. 56 f. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Gestão Empresarial) - Fatec Catanduva, Catanduva, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/30848-
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo principal o de identificar o comportamento dos consumidores de Catanduva e região no que se refere aos seus hábitos alimentares, bem como os fatores que influenciam tal comportamento. Para isso, utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica em livros, artigos, trabalhos acadêmicos e sites da internet e a pesquisa descritiva, de abordagens quantitativa e qualitativa, aplicada por meio de formulário digital juntos aos consumidores jovens de Catanduva e região. O estudo teórico mostrou de que forma funciona o comportamento do consumidor, bem como os diversos fatores que influenciam as suas decisões de compra, sendo a família sua principal influência. Também constatou que o comportamento do consumidor de alimentos no Brasil tem características especiais, com hábitos alimentares diversos, já que o país foi influenciado pela culinária de vários povos e o resultado é um cardápio variado, que se modifica de região para região. Para o brasileiro, alimentação é mais que uma necessidade, é um prazer, visto que ele come por diversão, para encontrar amigos e familiares e para passar o tempo. Já a pesquisa de campo, numa análise mais abrangente, concluiu que o consumidor jovem de Catanduva e região, embora saiba o que é alimentação saudável e a sua importância para a saúde, pouco a consome na prática. Provavelmente, isso ocorra em função da sua condição financeira, da influência familiar e até dos hábitos alimentares enraizados na cultura do brasileiro.pt_BR
dc.description.abstractThe main objective of this work is to identify the behavior of consumers in Catanduva and region regarding their eating habits, as well as the factors that influence such behavior. For this, bibliographic research in books, articles, academic works and internet sites and descriptive research, with quantitative and qualitative approaches, applied through a digital form together with young consumers in Catanduva and region, was used as a methodology. The theoretical study showed how consumer behavior works, as well as the various factors that influence their purchase decisions, with the family being its main influence. It also found that the behavior of food consumers in Brazil has special characteristics, with different eating habits, as the country was influenced by the cuisine of various peoples and the result is a varied menu, which changes from region to region. For Brazilians, food is more than a necessity, it is a pleasure, as they eat for fun, to meet friends and family and to pass the time. The field research, in a more comprehensive analysis, concluded that young consumers from Catanduva and region, although they know what healthy eating is and its importance for health, consume little of it in practice. This is likely due to their financial condition, family influence and even the eating habits ingrained in Brazilian culture.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarialpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher182pt_BR
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectAlimentaçãopt_BR
dc.subjectHábitos alimentarespt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleComportamento do consumidor de alimentos de Catanduva e regiãopt_BR
dc.title.alternativeConsumer behavior of food in Catanduva and the regionpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dcterms.type-pt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
gestao_empresarial_2021_1_marco_aurelio_toledo_comportamento_do_consumidor_de_alimentos_de_catanduva_e_regiao.pdf
  Restricted Access
731.16 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.