Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/30754
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorALMEIDA, Ivanete Bellucci Pires de-
dc.contributor.authorFERRETTI, Claudia Cristiane-
dc.date.accessioned2025-03-21T18:05:47Z-
dc.date.available2025-03-21T18:05:47Z-
dc.date.issued2006-12-
dc.identifier.citationFERRETTI, Claudia Cristiane. O aspecto motivacional no serviço público: um estudo de caso numa secretaria municipal, 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Automação de Escritório e Secretariado ) - Faculdade de Tecnologia "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2006.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/30754-
dc.description.abstractA questão do serviço público merece reflexão, pois dele dependem diversos aspectos da vida em sociedade. Este trabalho monográfico propõe-se a olhar para as pessoas que o compõem, que são os responsáveis pelo seu funcionamento e abordar o aspecto motivacional desses servidores. Para entender as peculiaridades do serviço público, é apresentado o conceito de Alain Supiot, sobre espírito de serviço público. Sobre o comportamento humano, mais especificamente sobre a motivação humana, descrevem-se as teorias motivacionais das necessidades de Abraham Maslow e dos dois fatores proposta por Frederick Herzberg. Após as teorias, são apresentados os resultados obtidos através de um questionário aplicado a 100 servidores de uma determinada secretaria municipal de Indaiatuba. O questionário é composto por questões sobre o relacionamento interpessoal, relacionamento com as chefias, salário, faltas ao trabalho e sobre como um plano de carreira influenciaria os pesquisados. Dentre as respostas obtidas com o questionário, destaca-se, no espaço aberto a resposta, relatos dos próprios servidores sobre a importância da valorização profissional, através do reconhecimento pelas chefias e proporcionando aos servidores educação na forma de capacitações e acesso a cursos de nível superior. É apresentada, também, uma entrevista realizada com um gestor do setor público que tratou de questões acerca dos índices de absenteísmo, possibilidades sobre o futuro para o servidor e outros aspectos administrativos do setor. Embora os resultados obtidos não sejam suficientes para afirmar que há desmotivação entre o grupo pesquisado, este estudo serve de base para pesquisas futuras sobre serviço público.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Automação de Escritórios e Secretariadopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher105pt_BR
dc.subjectServiço públicopt_BR
dc.subjectServidor públicopt_BR
dc.subjectMotivaçãopt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleO aspecto motivacional no serviço público: um estudo de caso numa secretaria municipalpt_BR
dc.title.alternativeThe motivational aspect in public service: a case study in a municipal departmentpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dcterms.type-pt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CLAUDIA CRISTIANE FERRETTI.pdf
  Restricted Access
231.66 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.