Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/30751
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFRESCHI, Ana Carolina-
dc.contributor.authorCOUTO, Guilherme Brandão-
dc.date.accessioned2025-03-21T17:48:56Z-
dc.date.available2025-03-21T17:48:56Z-
dc.date.issued2021-07-
dc.identifier.citationCOUTO, Guilherme Brandão. Robótica educacional: um estudo sobre as características das aulas nas escolas de ensino básico de Catanduva e região. 2021. 43 f. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Gestão da Tecnologia da Informação) - Fatec Catanduva, Catanduva, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/30751-
dc.description.abstractO mercado de trabalho cada vez mais requer capacitações de seus candidatos, buscando profissionais capazes de aplicar conhecimentos multidisciplinares, que tenham bom engajamento interpessoal e que busquem soluções criativas para a resolução de problemas. Diante disso, a Robótica Educacional ganha destaque em conjunto com uma reformulação do ensino tradicional, buscando aprimorar as novas habilidades e capacitações nos alunos. O objetivo deste trabalho é caracterizar se e como a disciplina de robótica educacional é abordada nas escolas de ensino básico da região de Catanduva/SP com a finalidade de fazer uma análise sobre a atual situação das escolas, inclusive mediante o ensino remoto emergencial. Essa pesquisa foi efetuada por meio de pesquisa bibliográfica, questionário e conversa informal com os responsáveis das escolas de Catanduva, levando os dados necessários para a resolução da problematização mencionada. A pesquisa conclui que o ensino de Robótica Educacional engaja os alunos de forma ativa na aula, proporcionando maior foco no processo de aprendizagem nessa e em outras disciplinas da escola.pt_BR
dc.description.abstractThe job market increasingly requires training from its candidates, seeking professionals capable of applying multidisciplinary knowledge, who have good interpersonal engagement and who seek creative solutions to solve problems. Therefore, educational robotics is highlighted in conjunction with a reformulation of traditional teaching, seeking to improve new skills and training in students. The objective of this work is to characterize if and how educational robotics is approached in elementary schools in the region of Catanduva/SP to analyze the current situation of schools, including emergency remote teaching. This research was carried out through bibliographical research, a questionnaire and informal conversation with people responsible for schools in Catanduva, taking the necessary data to solve the problematization. The research concludes that educational robotics actively engages students in the classroom, providing greater focus on the learning process in this and other school subjects.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informaçãopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher182pt_BR
dc.subjectRobóticapt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subject.otherInformação e Comunicaçãopt_BR
dc.titleRobótica educacional: um estudo sobre as características das aulas nas escolas de ensino básico de Catanduva e regiãopt_BR
dc.title.alternativeEducational robotics: a study on the characteristics of classes in elementary schools in Catanduva and the regionpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dcterms.type-pt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.