Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/30720
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFORMAGGIO, Filomena Maria-
dc.contributor.authorFREITAS, Sérgio Paulo Júnior Valério de-
dc.date.accessioned2025-03-21T00:54:32Z-
dc.date.available2025-03-21T00:54:32Z-
dc.date.issued2020-12-
dc.identifier.citationFREITAS, Sérgio Paulo Júnior Valério de. Comunicação integrada: uma importante ferramenta estratégica na área da saúde. Trabalho de Graduação (Curso Superior em Tecnologia em Gestão Empresarial) – Faculdade de Tecnologia de Piracicaba "Deputado Roque Trevisan", Piracicaba, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/30720-
dc.description.abstractO tema deste artigo tem como foco a comunicação integrada, a fim de discutir sua importância, e sinalizar o potencial benéfico que esta ferramenta estratégica pode oferecer dentro de uma organização, se bem organizada e executada. À vista disso, o estudo envolve uma revisão bibliográfica, que visa ressaltar a necessidade de as organizações modernas implantarem a gestão estratégica dos processos comunicacionais por meio da tecnologia da informação e pelas transformações mundiais provocadas pelo fenômeno da globalização. Para contextualizar o trabalho, abordou-se o conceito de comunicação, sua origem, bem como sua história e evolução, apontando os modelos comunicacionais existentes hoje, a comunicação integrada e, por fim, a sua aplicação na área da saúde, foco do presente trabalho. Tal estudo objetiva, igualmente, propor uma reflexão aos profissionais da área da comunicação em saúde, para que percebam a importância deste tema nas organizações visando ao alcance de resultados significativos, eficientes e eficazes nos quatro âmbitos da comunicação, sendo a comunicação institucional (responsável pela imagem e identidade corporativa da organização), a comunicação mercadológica (detém a função de aperfeiçoar a imagem dos produtos ou serviços da corporação), comunicação administrativa (se incumbe de transmitir os dados administrativos para todas as áreas da organização que necessitem destas informações), e a comunicação interna (utilizada para interagir com os colaboradores da organização). Considera-se, dessa forma que, todas estas modalidades unidas, formam a comunicação integrada, responsável por manter o elo entre todas para que as informações não se percam, se distorçam ou se dupliquem sendo possível a consolidação de uma política de comunicação integrada organizacional.pt_BR
dc.description.abstractThe focus of this article is on integrated communication, in order to discuss its importance, and to highlight the beneficial potential that this strategic tool can offer within an organization, when well organized and put into practice. In view of this, the study involves a bibliographic review, which aims to emphasize the need for modern organizations to implement the strategic management of communication processes through information technology and the global transformations caused by the phenomenon of globalization. To contextualize the work, we approached the concept of communication, its origin, as well as its history and evolution, pointing out the existing communication models today, integrated communication and, finally, its application in the area of health, which is the focus of the present work. This study also aims to propose to professionals reflection in the field of health communication, so that they realize the importance of this theme in organizations, aiming to achieve significant, efficient and effective results in the four areas of communication, such as institutional communication (responsible for image and corporate identity of the organization), marketing (which has the function of improving the image of the corporation's products or services), administrative communication (it is in charge of transmitting administrative data to all areas in the organization), internal communication (used to interact with the organization's employees). Thus, it is considered that these communication modalities together form the integrated communication, responsible for being the link between people through sectors and hence information cannot be missed, distorted, or duplicated which enables the consolidation of an integrated organizational communication policy.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarialpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher175pt_BR
dc.subjectComunicação organizacionalpt_BR
dc.subjectComunicação em saúdept_BR
dc.subjectAdministração estratégicapt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleComunicação integrada: uma importante ferramenta estratégica na área da saúdept_BR
dc.title.alternativeIntegrated communication: an important strategic tool in healthpt_BR
dc.typeArtigo Científicopt_BR
dcterms.type-pt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
gestaoempresarial_2020_2_sergiofreitas_comunicacaointegrada.pdf
  Restricted Access
265.96 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.