Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/30715
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFORMAGGIO, Filomena Maria-
dc.contributor.authorMAZARIN, Maria Eduarda Balestero-
dc.date.accessioned2025-03-21T00:48:37Z-
dc.date.available2025-03-21T00:48:37Z-
dc.date.issued2020-12-
dc.identifier.citationMAZARIN, Maria Eduarda Balestero. Comunicação estratégica em empresas familiares: estudo de caso em uma empresa do setor privado da região de Piracicaba-SP. Trabalho de Graduação (Curso Superior em Tecnologia em Gestão Empresarial) – Faculdade de Tecnologia de Piracicaba "Deputado Roque Trevisan", Piracicaba, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/30715-
dc.description.abstractO presente artigo traz uma abordagem acerca da comunicação estratégica nas empresas familiares. A comunicação operacional é fundamental para que as empresas tenham a capacidade de trabalhar o diálogo entre gestores e colaboradores, sendo um recurso relevante para o desenvolvimento e manutenção dos negócios. Para isso, a relevância das organizações para o desenvolvimento econômico do país é mencionado, bem como a sua conceituação, para que após isso fosse trabalhada a questão das empresas familiares e sua forma de organização e administração, sobretudo no processo de comunicação estratégica, em que é mencionada a importância da busca de evolução e tecnologia a fim de aprimorar as relações das empresas. Com isso, buscou-se apresentar a relevância da comunicação interna de forma estratégica, de maneira a contemplar a união entre as equipes de trabalho e a aproximação dos colaboradores aos seus líderes para que assim possa ser traçado um objetivo em comum e metas a serem alcançadas. Um estudo prático realizado em uma empresa da região de Piracicaba/SP é apresentado, onde um questionário contendo seis questões abertas e de múltipla escolha foi aplicado a profissionais atuantes nessa empresa. A finalidade foi a de compreender como a comunicação vem ocorrendo nessa organização e qual é o nível de satisfação dos profissionais que ali atuam em relação ao sistema de comunicação existente entre liderança e colaboradores. Os resultados identificaram que a empresa estudada vem cumprindo o seu papel na busca por inovações capazes de manter a boa comunicação e o bem-estar no ambiente de trabalho. A abordagem do estudo envolve pesquisa qualitativa somada a uma pesquisa de caráter bibliográfico.pt_BR
dc.description.abstractThis article presents an approach about strategic communication in family business. Operational communication is essential for companies to have the ability to work on the dialogue between managers and employees, being a relevant resource for the development and maintenance of business. Hence, we discuss the relevance of organizations for the country's economic development, as well as its conceptualization. After that, the issue of family business and its form of organization and administration could be worked on, especially in the strategic communication process, in which it is important searching for evolution and technology, in order to improve the relationships of companies. With this, we sought to present the relevance of internal communication in a strategic way, in order to contemplate the union between the work teams and the approximation of the collaborators to their leaders so that goals to be achieved can be traced. A practical study carried out in a company in the region of Piracicaba / SP is presented, where a questionnaire containing six open and multiple-choice questions was applied to professionals working in this company. The purpose was to understand how communication has been taking place in this organization and the level of satisfaction of the professionals who work there in relation to the existing communication system between leadership and employees. The results identified that the company studied has been fulfilling its role in the search for innovations capable of maintaining good communication and wellbeing in the work environment. The study approach involves qualitative research in addition to bibliographic research.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarialpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher175pt_BR
dc.subjectEmpresas familiarespt_BR
dc.subjectComunicação organizacionalpt_BR
dc.subjectInovações tecnológicaspt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleComunicação estratégica em empresas familiares: estudo de caso em uma empresa do setor privado da região de Piracicaba-SPpt_BR
dc.title.alternativeStrategic communication in family businesses: case study in a private sector company of the region of Piracicaba-SPpt_BR
dc.typeArtigo Científicopt_BR
dcterms.type-pt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
gestaoempresarial_2020_2_mariaeduardamazarin_comunicacaoestrategicaemempresasfamiliares.pdf
  Restricted Access
668.33 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.