Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/30702
Title: | A inteligência emocional como fator interferente no desenvolvimento profissional de gestores |
Other Titles: | Emotional intelligence as an interfering factor in the professional development of managers |
Authors: | MENEZES, Bruna |
Advisor: | VIEIRA, Luciana Moreira Martins |
type of document: | Monografia |
Keywords: | Interação interpessoal;Inteligência emocional;Liderança |
Issue Date: | 18-Dec-2020 |
Publisher: | 175 |
Citation: | MENEZES, Bruna. A inteligência emocional como fator interferente no desenvolvimento profissional de gestores. Trabalho de Graduação (Curso Superior em Tecnologia em Gestão Empresarial) – Faculdade de Tecnologia de Piracicaba "Deputado Roque Trevisan", Piracicaba, 2020. |
Abstract: | O presente trabalho refere-se sobre a inteligência emocional como fator interferente no desenvolvimento profissional de gestores, buscando através de pesquisa bibliográfica e de campo, identificar como essa característica impacta positiva ou negativamente a carreira de um líder, ou individuo que almeja um cargo de liderança. No primeiro capítulo, foi abordado o cenário mundial, apresentando os impactos da globalização, o significado da administração, como as teorias administrativas foram se modificando de acordo com as mudanças socioeconômicas, políticas e culturais sofridas pela sociedade e as mudanças da gestão de pessoas dentro das empresas de acordo com os diferentes cenários em que as organizações mantinham-se inseridas. No segundo capítulo, foi exposto o termo inteligência, seus diferentes tipos e com enfoque no tema principal da obra, a inteligência emocional e como ela está sendo relacionada pelos teóricos ao êxito profissional de um indivíduo, principalmente líder. O terceiro capítulo consiste nas pesquisas de campo desenvolvidas, com o propósito de efetuar uma análise prática, com líderes e terapeutas, baseados em seu nível de quociente emocional (QE), histórico de carreira e realidade dos pacientes. Finalizando com a ligação de todos os pontos analisados, para defesa prática da dissertação teórica. De modo que, a inteligência emocional foi detectada como um fator de peso elevado na carreira de um líder, visto que, essa característica afeta o comportamento dele. The present work applies about emotional intelligence like one element that affects on leader’s professional career development, searching for it on bibliographic sources and some field research to identify how it could impacts positive or negative the career of someone who wants to be a manager. In the first chapter, has been talked about the global scenario, the impacts from globalization, business manager meaning, how the business theories have been changed because of socialeconomic, politic and culture on society and people’s management on companies according with the organization located. On second chapter, has been exposed about what is intelligence, the various types of it, focus on emotional intelligence that is the main point of the work, and how the theory part could be related with manager’s career success. The third chapter consist in the field research, with the propose to analyze the practical daily leaders’ routines, and the reality from two therapist’s patients, detecting them Emotional Intelligence and how it helps in their professional life. Finally, connecting all data points defending the theory. In order to, the Emotional Intelligence has been detected like a very important characteristic for someone that wants a manager vacancy. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/30702 |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
gestaoempresarial_2020_2_brunamenezes_ainteligenciaemocionalcomofatorinterferentenodesenvolvimentoprofissionaldegestores.pdf Restricted Access | 945.31 kB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.