Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/30694
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPASCHOALINI, Luiz Guilherme Costa-
dc.contributor.authorMILANE, Alex Gonçalves da Silva-
dc.contributor.otherPASCHOALINI, Luiz Guilherme Costa-
dc.contributor.otherNALLE JR, Claudionei-
dc.contributor.otherFERREIRA, Marciel Aparecido-
dc.date.accessioned2025-03-20T22:49:05Z-
dc.date.available2025-03-20T22:49:05Z-
dc.date.issued2024-12-
dc.identifier.citationPASCHOALINI, Luiz Guilherme Costa. A necessidade do planejamento estratégico para micro e pequenas empresas. Orientador: Alex Gonçalves da Silva MILANE. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado Tecnológico em Gestão Empresarial) - Fatec Mário Robertson de Sylos Filho, Mococa, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/30694-
dc.description.abstractO presente documento apresenta uma breve explicação sobre a necessidade do Planejamento Estratégico para as Micro e Pequenas empresas. Em contato periódico com empresas de diversos ramos e setores, e o conhecimento adquirido através do curso de Gestão Empresarial na Fatec Mococa, averiguou-se as atitudes de novos e velhos empresários frente às mudanças no quadro geral do mercado nacional e sua inércia na manutenção de velhos conceitos que tanto prejudicam a visão e a permanência dessas empresas no mercado. Este projeto também tem como responsabilidade alertar os novos empreendedores sobre a entrada cega numa área cada vez mais dominada pelas grandes corporações, cujo nível de investimento e de mão de obra cada vez mais qualificada, provê uma vantagem competitiva além da suportada por aqueles que se aventuram despreparados. Através dessa visão, buscase orientar Micro e Pequenos empresários sobre a importância do Planejamento Estratégico, sua capacidade de adaptação e as vantagens concedidas pelas ferramentas na busca de seus objetivos.pt_BR
dc.description.abstractThis document presents a brief explanation of the need for Strategic Planning for Micro and Small Businesses. Through regular contact with companies from various sectors and industries, and the knowledge acquired through the Business Management course at Fatec Mococa, the authors investigated the attitudes of new and old business owners in the face of changes in the general framework of the national market and their inertia in maintaining old concepts that so harm the vision and permanence of these companies in the market. This project also aims to alert new entrepreneurs about blindly entering an area increasingly dominated by large corporations, whose level of investment and increasingly qualified workforce provides a competitive advantage beyond that supported by those who venture in unprepared. Through this vision, the aim is to guide Micro and Small Business owners on the importance of Strategic Planning, their capacity for adaptation and the advantages provided by the tools in the pursuit of their objectives.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarialpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher120pt_BR
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.subjectfuturospt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleA necessidade do planejamento estratégico para micro e pequenas empresaspt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dcterms.type-pt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2024-12-17 15.56 TINY SCANNER.pdf323.27 kBAdobe PDFView/Open
TCC - Alex 6GE 14-12-24.pdf
  Restricted Access
374.11 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.