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dc.contributor.advisorDIAS, Devancyr Souza-
dc.contributor.authorMENEZES, Silvio Gonçalves-
dc.date.accessioned2025-03-20T18:48:02Z-
dc.date.available2025-03-20T18:48:02Z-
dc.date.issued2009-12-
dc.identifier.citationMENEZES, Silvio Gonçalves. O exercício do endomarketing como fator motivacional e qualificador dos colaboradores nas organizações, 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2009.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/30673-
dc.description.abstractO presente trabalho tem por objetivo analisar como o processo de adoção do endomarketing pode ser viabilizado pelas organizações de forma estratégica, com a finalidade de alcançar a melhoria nas relações com o seu público interno e, conseqüentemente, buscar um maior nível de comprometimento e satisfação de ambas as partes. Por tratar-se de uma ferramenta complementar estratégica, o endomarketing deve ser utilizado pelas organizações para que, em linhas gerais, possa proporcionar junto à gestão de pessoas a integração dos trabalhadores aos objetivos da organização. Para tanto, foram realizadas pesquisas bibliográficas com a finalidade de contextualizar o tema endomarketing e assuntos correlatos, tais como: comunicação, motivação, satisfação no trabalho, liderança, qualidade, cultura e clima organizacional. Este trabalho versa também sobre a relação entre os tipos de ações de endomarketing e seus benefícios, a comunicação interna e a motivação de seus funcionários visando a melhoria na produtividade. Nos últimos anos, o conceito de endomarketing ou marketing interno ganhou força como importante ferramenta de gerenciamento, surgindo como instrumento poderoso de aglutinação das equipes de colaboradores em torno dos objetivos das organizações, proporcionando o aproveitamento otimizado dos recursos humanos, obtendo o máximo desempenho e ampliando o potencial da atuação grupal. Com o estudo e a aplicação das ferramentas de endomarketing, torna-se possível propiciar condições para focar o que deve ser priorizado nos estudos de melhoria da gestão e do desempenho organizacional, viabilizando conquistar e manter os melhores talentos do mercado dentro da organização.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarialpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher105pt_BR
dc.subjectEndomarketingpt_BR
dc.subjectComunicação internapt_BR
dc.subjectMotivação do empregadopt_BR
dc.subjectProdutividadept_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleO exercício do endomarketing como fator motivacional e qualificador dos colaboradores nas organizaçõespt_BR
dc.title.alternativeThe exercise of internal marketing as a motivational and qualifying factor for employees in organizationspt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dcterms.type-pt_BR
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