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dc.contributor.advisorBAITZ, Ricardo-
dc.contributor.authorALVES, Maria Clara Monteiro-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Sandra Cristina Carvalho-
dc.contributor.authorSILVA, Vitória Brandão Veríssimo da-
dc.date.accessioned2025-03-20T18:15:25Z-
dc.date.available2025-03-20T18:15:25Z-
dc.date.issued2024-12-
dc.identifier.citationALVES, Maria Clara Monteiro; OLIVEIRA, Sandra Cristina Carvalho; SILVA, Vitória Brandão Veríssimo da. Maní: estudo-proposta da exportação de amendoim in natura brasileiro para a República Popular da China, 2024. Trabalho de conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Comércio Exterior) - Faculdade de Tecnologia de São Caetano do Sul – Antonio Russo, São Caetano do Sul, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/30664-
dc.description.abstractA pesquisa demonstra a operação de exportação de um produto (amendoim) que possui origem nacional a um mercado estrangeiro (China). Esta exportação é feita pela empresa fictícia Maní Exportações. Os trâmites envolvidos no processo e as respectivas condições de que dependem para sua concretização são detalhadas no presente trabalho, tendo a empresa-modelo como negócio a venda de um produto in natura, (o amendoim premium e de alta qualidade), para a República Popular da China, país que possui hoje a segunda maior economia do mundo e que é o principal parceiro comercial do Brasil. O objetivo-mor é detalhar as etapas desta operação no comércio exterior, demonstrando, de maneira sólida, sua viabilidade. O estudo-proposta abrange elucidação desde o produto amendoim em si (cultivo, manejo, beneficiamento), até os aspectos de natureza logística, legal, cambial, documental, regulatória, mercadológica, financeira e cultural envolvidos, corroborando para um conhecimento holístico sobre o tema. A metodologia consistiu em pesquisas de campo, bibliográficas e em meio digital, realizando levantamento de dados para identificação de alternativas e resolução de desafios também concernentes ao tema de trabalho. A pesquisa inclui a caracterização da empresa e do produto, análise do mercado chinês, escolha de parceiros estratégicos, desenvolvimento de um plano de exportação e estudo da viabilidade financeira, considerando retorno sobre investimento e risco-país. Ao término, verifica-se a praticabilidade dessa operação no âmbito do comércio exterior brasileiro.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Comércio Exteriorpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher168pt_BR
dc.subjectAmendoimpt_BR
dc.subjectComércio exteriorpt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleManí: estudo-proposta da exportação de amendoim in natura brasileiro para a República Popular da Chinapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dcterms.type-pt_BR
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