Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/30599
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorVASCONCELOS, Tarcísio Sales-
dc.contributor.advisorGRAFFIN, Raquel de Moraes-
dc.contributor.authorCARVALHO, Guilherme Santos de-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Juliana Pimenta da Silva-
dc.contributor.authorCANTUÁRIA, Maria Clara Conceição-
dc.contributor.authorALMEIDA, Pedro Miguel de Lima-
dc.date.accessioned2025-03-19T15:56:15Z-
dc.date.available2025-03-19T15:56:15Z-
dc.date.issued2024-12-
dc.identifier.citationCARVALHO, Guilherme Santos de; OLIVEIRA, Juliana Pimenta da Silva; CANTUÁRIA, Maria Clara Conceição; ALMEIDA, Pedro Miguel de Lima; GRAFFIN, Raquel de Moraes; VASCONCELOS, Tarcísio Sales. Descarte incorreto de resíduos sólidos na escola: conscientização e prática de separação correta de resíduos. 2024. 14 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Técnico em Meio Ambiente) - Escola Técnica de São Sebastião, São Sebastião, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/30599-
dc.description.abstractEste trabalho analisou os resíduos sólidos que foram gerados durante em três Quintas-Feiras e 2 Sextas-Feiras em semanas diferentes do mês de Outubro do ano de 2024, na E.M. Profª Drª Ruth Correia Leite Cardoso, em Ilhabela/SP, pelos alunos do 8° e 9° anos - vespertino, através de uma análise pelo método de gravimetria, e a partir dos resultados obtidos propôs melhorias para um manejo mais sustentável dos resíduos. A proposta teve como um dos objetivos levar conhecimento e conscientização, através da educação ambiental. A partir da participação dos alunos dos 9° anos, o projeto buscou estimar e classificar os resíduos que foram gerados na escola durante o período de estudo, assim promover a conscientização eficiente e significativa, sobre a correta separação dos materiais descartados e direcionar esses materiais a uma coleta seletiva. A metodologia focou na parte prática, onde os alunos aprenderam a separar os resíduos por categorias (gravimetria) e assim entender, através de palestras e oficinas, um pouco mais sobre os impactos que cada categoria de material pode causar ao meio ambiente, quando descartado de forma incorreta. Após as análises sobre os resultados obtidos no projeto, notamos que a partir da educação ambiental realizada de uma forma prática, unindo palestras e oficinas (gravimetria), é possível obter resultados mais eficientes, capazes de promover de fato a sustentabilidade e conscientização aos alunos sobre o correto descarte de resíduos e sobre a importância da reciclagem.pt_BR
dc.description.abstractThis study analyzed the solid waste generated during three Thursdays and two Fridays in different weeks of October 2024 at E.M. Profª Drª Ruth Correia Leite Cardoso, in Ilhabela/SP, by students from the 8th and 9th grades (afternoon period), through an analysis using the gravimetry method. Based on the results obtained, it proposed improvements for more sustainable waste management. One of the objectives of the proposal was to provide knowledge and raise awareness through environmental education. With the participation of 9th-grade students, the project aimed to estimate and classify the waste generated at the school during the study period, thereby promoting effective and meaningful awareness about the proper separation of discarded materials and directing them to selective collection. The methodology focused on practical activities, where students learned to separate waste by categories (gravimetry) and, through lectures and workshops, gained a better understanding of the environmental impacts that each category of material can cause when improperly disposed of. After analyzing the results obtained in the project, we observed that environmental education carried out in a practical way, combining lectures and workshops (gravimetry), can achieve more efficient results, effectively promoting sustainability and raising students' awareness about the proper disposal of waste and the importance of recycling.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Técnico em Meio Ambientept_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher188pt_BR
dc.subjectResíduos sólidospt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectGravimetriapt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subject.otherAmbiente e Saúdept_BR
dc.titleDescarte incorreto de resíduos sólidos na escola: conscientização e prática de separação correta de resíduos.pt_BR
dc.title.alternativeIncorrect disposal of solid waste at school: awareness and practice of proper waste separation.pt_BR
dc.typeArtigo Científicopt_BR
dcterms.type-pt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DESCARTE INCORRETO DE RESÍDUOS SÓLIDOS NA ESCOLA....pdf
  Restricted Access
1.16 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.