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dc.contributor.advisorVASCONCELOS, Tarcísio Sales-
dc.contributor.authorABREU, Lucas Salles de-
dc.contributor.authorPIRES, Willer Rhoger-
dc.date.accessioned2025-03-19T15:47:37Z-
dc.date.available2025-03-19T15:47:37Z-
dc.date.issued2024-12-
dc.identifier.citationABREU, Lucas Salles de; PIRES, Willer Rhoger; VASCONCELOS, Tarcísio Sales. Confecção de uma ferramenta lúdica como instrumento à educação ambiental. 2024. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Técnico em Meio Ambiente) - Escola Técnica de São Sebastião, São Sebastião, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/30595-
dc.description.abstractEste trabalho aborda a criação de uma ferramenta lúdica, o jogo de tabuleiro Terrário-S, voltado à educação ambiental. O jogo foi desenvolvido com o objetivo de proporcionar uma abordagem interativa e envolvente para sensibilizar jovens sobre questões ambientais, com foco na sustentabilidade e na história da relação humana com o meio ambiente. A pesquisa fundamenta-se em conceitos teóricos sobre ludicidade, como discutido em Homo Ludens de Huizinga, e segue a metodologia da pesquisa de Adamatti, utilizando elementos de jogos de papéis e simulações. O Terrário-S simula dinâmicas ambientais e sociais, utilizando materiais reciclados e de baixo impacto ambiental, promovendo a conscientização sobre os problemas ambientais e sociais atuais – um ato contra o greenwashing. A ferramenta foi projetada para ser utilizada em escolas de ensino médio, com o intuito de facilitar a compreensão de temas complexos através de uma experiência lúdica. Os resultados demonstram que o jogo oferece um meio eficaz e envolvente de promover a educação ambiental, incentivando a reflexão crítica sobre os impactos da ação humana no planeta. Recomenda-se, como continuidade da pesquisa, a adaptação do jogo para plataformas digitais, ampliando seu alcance educacional.pt_BR
dc.description.abstractEste trabajo aborda la creación de una herramienta lúdica, el juego de mesa Terrário-S, orientado a la educación ambiental. El juego fue desarrollado con el objetivo de proporcionar un enfoque interactivo y atractivo para sensibilizar a los jóvenes sobre cuestiones ambientales, centrándose en la sostenibilidad y en la historia de la relación humana con el medio ambiente. La investigación se basa en conceptos teóricos sobre ludicidad, como se discute en Homo Ludens de Huizinga, y sigue la metodología de investigación de Adamatti, utilizando elementos de juegos de rol y simulaciones. El Terrário-S simula dinámicas ambientales y sociales, utilizando materiales reciclados y de bajo impacto ambiental, promoviendo la concienciación sobre los problemas ambientales y sociales actuales, como un acto contra el greenwashing. La herramienta fue diseñada para ser utilizada en escuelas secundarias, con el fin de facilitar la comprensión de temas complejos a través de una experiencia lúdica. Los resultados muestran que el juego ofrece un medio eficaz y atractivo para promover la educación ambiental, fomentando la reflexión crítica sobre los impactos de la acción humana en el planeta. Se recomienda, como continuación de la investigación, la adaptación del juego a plataformas digitales, ampliando su alcance educativo.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Técnico em Meio Ambientept_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher188pt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectJogos de tabuleiropt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectImpactos ambientaispt_BR
dc.subject.otherAmbiente e Saúdept_BR
dc.titleConfecção de uma ferramenta lúdica como instrumento à educação ambiental.pt_BR
dc.title.alternativeConfección de una herramienta lúdica como instrumento para la educación ambiental.pt_BR
dc.typeArtigo Científicopt_BR
dcterms.type-pt_BR
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