Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/30525
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPOSSETTI, Luiz Fernando-
dc.contributor.authorMELO, Felipe Dominguez de-
dc.contributor.authorSCALETTI, Gabriel Henrique-
dc.contributor.authorBARATTO NETO, Paulo Afonso-
dc.contributor.authorBARATTO, Paulo Henrique-
dc.date.accessioned2025-03-18T18:17:14Z-
dc.date.available2025-03-18T18:17:14Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationMELO, Felipe Dominguez. Fatores de compra de jogos eletrônicos, 2023. Trabalho de conclusão de curso (Técnico em Marketing - ETEC Alcides Cestari, Monte Alto, 2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/30525-
dc.description.abstractO presente trabalho aborda a mudança de prioridades na sociedade, tendo base onde a busca por reconhecimento supera as necessidades básicas do ser humano, como alimentação e sexo, fruto da pesquisa realizada. O referido trabalho irá explorar o comportamento de consumo, quais as influências internas e externas, e decisões impulsivas, examinando as motivações para aquisição de jogos eletrônicos, impulsionadas por fatores pessoais e externos. A influência da tecnologia vem ampliando o acesso aos jogos e criando comunidades virtuais, resultando em bolhas sociais e dependência emocional. Através da análise de dados e pesquisa de campo obteve-se resultados satisfatórios a respeito da ascensão da inversão de valores da pirâmide de Maslow na aquisição de jogos eletrônicos. Conclui-se que a influência dessas mudanças é evidente no comportamento dos consumidores, que são motivados por diversos fatores, apresentados, sendo elas pessoais ou culturais como fatores internos e contexto econômico ou político como fatores externos. As motivações dos consumidores são multifacetadas, e a tecnologia desempenha um papel fundamental na criação de novas oportunidades.pt_BR
dc.description.abstractThis paper addresses the shifting priorities in society, based on the fact that the search for recognition outweighs basic human needs such as food and sex. This thesis will explore consumer behavior, internal and external influences, and impulsive decisions by examining the motivations for purchasing electronic games, which are driven by personal and external factors. The influence of technology has expanded access to games and created virtual communities, resulting in social bubbles and emotional dependency. Through data analysis and field research, satisfactory results were obtained regarding the rise of Maslow's hierarchy of values inversion in the purchase of electronic games. It is concluded that the influence of these changes is evident in the behavior of consumers who are motivated by various factors, personal or cultural as internal factors and economic or political context as external factors. Consumer motivations are multifaceted, and technology plays a key role in creating new opportunities.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Técnico em Marketingpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher255pt_BR
dc.subjectInfluências sociaispt_BR
dc.subjectMotivaçãopt_BR
dc.subject.otherAmbiente e Saúdept_BR
dc.titleFatores de compra de jogos eletrônicospt_BR
dc.title.alternativePurchasing factors for electronic gamespt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dcterms.type-pt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
marketing_2023_2_felipe_domingues_de_melo_fatores_de_compra_de_jogos.pdf.pdf
  Restricted Access
6.04 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.