Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/30368
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFERREIRA, Maurício Aparecido-
dc.contributor.advisorAFFONSO, Fernanda de Moraes Rossi-
dc.contributor.authorLOIOLA, Andressa Brasiliano da Silva-
dc.contributor.authorSANTOS, Pablo Henrique Camargo dos-
dc.contributor.authorSILVA, Sara Melo da-
dc.contributor.authorDUARTE, Thais Vasconcelos-
dc.contributor.otherSANTOS, Marcelo Macrino dos-
dc.contributor.otherZANATTO, André Antonio-
dc.date.accessioned2025-03-14T19:02:20Z-
dc.date.available2025-03-14T19:02:20Z-
dc.date.issued2024-12-20-
dc.identifier.citationLOIOLA, Andressa Brasiliano da Silva; SANTOS, Pablo Henrique Camargo dos; SILVA, Sara Melo da; DUARTE, Thais Vasconcelos. Viabilidade da ideia de negócio: Ecopets– casinhas recicladas. Orientadores: Maurício Aparecido Ferreira e Fernanda de Moraes Rossi Affonso. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Ensino Técnico em Administração) – ETECAMP: ETEC de Campo Limpo Paulista, Campo Limpo Paulista, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/30368-
dc.description.abstractO objetivo do presente artigo foi realizar uma análise técnica de viabilidade para a abertura de uma empresa especializada na fabricação artesanal de casinhas recicladas para cães domésticos. Para compreender a viabilidade da empresa, foi realizado um estudo de mercado e o planejamento estratégico. A metodologia desenvolvida caracteriza-se como um estudo de casos de determinadas empresas do mercado, nas situações de consumidor jurídico, concorrência e fornecedor, feitas nos próprios sites dos estudados. Além disso, os dados utilizados foram analisados de forma qualitativa para a análise mercadológica, por meio de dados de entrevistas e formulários e da ferramenta matriz FOFA. O estudo permitiu compreender a relação de todos os setores do mercado pet com as necessidades do público, destacando a preferência de consumo e o que é considerado importante para os adotantes de pets no dia a dia. Além disso, com a estruturação das áreas organizacionais e as atividades da empresa, juntamente com o contexto panorâmico de mercado, o estudo demonstrou o resultado de viabilidade e as dificuldades enfrentadas pelo caso estudado. Os resultados obtidos, na visão financeira, se caracterizam como inviáveis, devido a uma prolongação do payback, pelas visões pessimista e realista. Esses resultados comprovam que uma gestão eficiente e uma diferenciação da proposta pode gerar aceitação do público, independentemente do tipo de produto. Espera-se que este trabalho possa contribuir para o estudo de empresas que queiram se integrar à proposta reciclável.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Técnico em Administraçãopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher201pt_BR
dc.subjectNegócios - Planopt_BR
dc.subjectAdministração de empresaspt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleViabilidade da ideia de negócio: Ecopets– casinhas recicladaspt_BR
dc.typePlano de Negóciospt_BR
dcterms.typeOutros...pt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
administracaomtec_2024_2_andressaloilola_ecopetscasinhareciclada.pdf3.06 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.