Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/30284
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | LIMA, Edy Carlos Santos de | - |
dc.contributor.author | FEITOZA, Fernanda Cristina Lourenço | - |
dc.contributor.author | MAURO, Tatiane Bolognezi | - |
dc.contributor.other | RODRIGUES, Rivelino | - |
dc.contributor.other | LIMA, Greice Kelli Lopes Santos de | - |
dc.date.accessioned | 2025-03-12T14:49:12Z | - |
dc.date.available | 2025-03-12T14:49:12Z | - |
dc.date.issued | 2024-06-08 | - |
dc.identifier.citation | FEITOZA, F. C. L.; MAURO, T. B. Síndrome de Burnout em docentes do ensino superior: estudo de caso. 2024. Artigo de Graduação (Tecnologia em Gestão Empresarial) – Faculdade de Tecnologia Prof. José Camargo, Jales, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/30284 | - |
dc.description.abstract | Observa-se que os professores enfrentam um alto nível de estresse e risco de burnout devido a uma combinação de fatores relacionados às demandas emocionais, físicas e organizacionais de seu trabalho. A sobrecarga de tarefas, como planejamento de aulas, correção de trabalhos e participação em atividades extracurriculares, contribui significativamente para esse quadro. O objetivo deste estudo é avaliar a prevalência de estresse e o desenvolvimento da síndrome de burnout entre os docentes do ensino superior da Faculdade de Tecnologia Prof. José Camargo. A metodologia empregada foi um estudo de caso realizado na Fatec Jales, com uma população finita de 40 docentes. Utilizou-se a fórmula de Fonseca e Martins (1996) para determinar o tamanho da amostra (33 respondentes), selecionados aleatoriamente com um nível de confiança de 95% e margem de erro de 7%. O formulário foi aplicado através do Google Forms em março de 2024. O ambiente educacional é complexo, e os professores desempenham um papel crucial na formação das futuras gerações. No entanto, eles enfrentam desafios significativos, incluindo o burnout. A carga horária elevada e os múltiplos turnos de trabalho aumentam ainda mais o risco de burnout, afetando negativamente o bem-estar mental dos educadores. Embora alguns professores possam sentir que conseguem lidar bem com os desafios apresentados pelos alunos e colegas, estudos mostram que essas interações podem ser estressantes e contribuir para o burnout. Fatores protetivos, como habilidades de regulação emocional e a criação de um ambiente de trabalho harmonioso, são fundamentais para mitigar os efeitos do burnout. | pt_BR |
dc.description.abstract | It is observed that teachers face a high level of stress and risk of burnout due to a combination of factors related to the emotional, physical and organizational demands of their work. The overload of tasks, such as lesson planning, correcting work and participating in extracurricular activities, contributes significantly to this situation. The objective of this study is to evaluate the prevalence of stress and the development of burnout syndrome among higher education teachers at the Faculty of Technology Prof. José Camargo. The methodology used was a case study carried out at Fatec Jales, with a finite population of 40 teachers. The Fonseca and Martins (1996) formula was used to determine the sample size (33 respondents), randomly selected with a confidence level of 95% and a margin of error of 7%. The form was applied through Google Forms in March 2024. The educational environment is complex, and teachers play a crucial role in training future generations. However, they face significant challenges, including burnout. The high workload and multiple work shifts further increase the risk of burnout, negatively affecting the mental well-being of educators. Although some teachers may feel they can handle challenges presented by students and colleagues well, studies show that these interactions can be stressful and contribute to burnout. Protective factors, such as emotional regulation skills and creating a harmonious work environment, are fundamental to mitigating the effects of burnout. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | 171 | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Estresse profissional | pt_BR |
dc.subject.other | Gestão e Negócios | pt_BR |
dc.title | Síndrome de Burnout em docentes do ensino superior: estudo de caso | pt_BR |
dc.title.alternative | Burnout syndrome in higher education teachers: case study | pt_BR |
dc.type | Artigo Científico | pt_BR |
dcterms.type | - | pt_BR |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
GE_2024_1_fernanda_cristina_lourenco_feitoza_sindrome_de_burnout_em_docentes_do_ensino_superior_TA.pdf Restricted Access | 1.19 MB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.