Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/30193
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMARCO, Ana Carolina Silveira de-
dc.contributor.authorBERCK, Brenda Caroline-
dc.contributor.authorROSA, Clara Anversa-
dc.contributor.authorSILVA, Iara Edite Coelho da-
dc.contributor.authorSANTOS, Isabela Francisca dos-
dc.contributor.authorCORRÊA, Victória Sertório-
dc.date.accessioned2025-03-11T22:33:03Z-
dc.date.available2025-03-11T22:33:03Z-
dc.date.issued2024-12-10-
dc.identifier.citationBERCK, Brenda Caroline; ROSA, Clara Anversa; SILVA, Iara Edite Coelho da; et. al. Logística reversa como estratégia competitiva organizacional. 2024. Trabalho de conclusão de Curso (Curso Técnico em Administração) – Etec Tenente Aviador Gustavo Klug, Pirassununga, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/30193-
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo analisar a logística reversa como estratégia competitiva organizacional, destacando seus benefícios para o meio ambiente e para as organizações. Para realização do presente trabalho, utilizou-se uma metodologia mista, com uma abordagem quantitativa, através de uma pesquisa de campo, e qualitativa, com entrevistas. A pesquisa quantitativa foi realizada com um público geral, com foco no conhecimento sobre sustentabilidade e logística reversa. Já a pesquisa qualitativa envolveu um profissional responsável pela logística reversa na empresa Cia Müller de Bebidas, de Pirassununga. Os resultados indicam que, embora a sustentabilidade seja amplamente reconhecida, o conceito de logística reversa ainda é desconhecido pela maioria das pessoas. Pode-se concluir que a logística reversa é uma prática fundamental para a promoção da sustentabilidade e da economia circular, embora exija maior conscientização e melhorias operacionais para sua efetiva implementação.pt_BR
dc.description.abstractThis study aims to analyze reverse logistics as an organizational competitive strategy, highlighting its benefits for the environment and organizations. To carry out this work, a mixed methodology was used, with a quantitative approach through a field survey, and a qualitative approach with interviews. The quantitative research was conducted with a general audience, focusing on knowledge about sustainability and reverse logistics. The qualitative research involved a professional responsible for reverse logistics at Cia Müller de Bebidas, in Pirassununga. The results indicate that, although sustainability is widely recognized, the concept of reverse logistics is still unknown to most people. It can be concluded that reverse logistics is a fundamental practice for promoting sustainability and the circular economy, although it requires greater awareness and operational improvements for its effective implementation.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Técnico em Administraçãopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher139pt_BR
dc.subjectLogística reversapt_BR
dc.subjectEstratégia organizacionalpt_BR
dc.subjectMeio ambientept_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleLogística reversa como estratégia competitiva organizacionalpt_BR
dc.title.alternativeReverse logistics as an organizational competitive strategypt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dcterms.type-pt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.