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Título: O impacto do luto no ambiente de trabalho: estratégias de Gestão de Recursos Humanos para apoiar os colaboradores enlutados
Título(s) alternativo(s): The impact of grief in the workplace: Human Resource Management strategies to support grieving employees
Autor(es): MATOS, Luciene Alves de Lacerda
Orientador(es): OLIVEIRA, Maria Angélica de Araújo
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Apoio ao planejamento em saúde;Ambiente de trabalho
Data do documento: 13-Dez-2024
Editor: 109
Referência Bibliográfica: MATOS, Luciene Alves de Lacerda. O impacto do luto no ambiente de trabalho: estratégias de Gestão de Recursos Humanos para apoiar os colaboradores enlutados, 2024. Trabalho de Conclusão de Curso. (Curso Superior de Tecnologia de Gestão de Recursos Humanos) - Fatec Franca. “Dr. Thomaz Novelinho”, 2024.
Resumo: A perda de um ente querido leva a impactos na vida humana de maneira significativa, enfatizando como a perda afeta emocionalmente o indivíduo e seu ambiente de trabalho. O luto é definido como um processo natural e complexo. A pesquisa de metodologia qualitativa, com aplicação de questionário para pessoas que viveram a perda de um ente querido, tem como objetivo auxiliar na compreensão do impacto do luto no ambiente de trabalho, além de explorar algumas estratégias de gestão de recursos humanos que podem ser implementadas para apoiar colaboradores durante esse processo. Nota-se uma lacuna nas práticas de gestão, evidenciando a necessidade de estratégias adequadas de apoio. A literatura sugere que, apesar da compreensão do luto como um aspecto universal, as práticas empresariais frequentemente falham em oferecer o suporte necessário. Por fim, é importante salientar que gestores de recursos humanos contribuam no desenvolvimento de políticas que ofereçam suporte emocional e financeiro aos colaboradores em luto, a fim de garantir que o ambiente de trabalho possa ser ainda mais empático e acolhedor.
The loss of a loved one significantly impacts human life, highlighting how the death of someone dear affects the individual emotionally and their work environment. Grief is defined as a natural and complex process. This qualitative research aims to help understand the impact of grief in the workplace, as well as to explore some human resource management strategies that can be implemented to support employees during this process. Notably, there is a gap in management practices, underscoring the need for appropriate support strategies. Literature suggests that, despite the understanding of grief as a universal aspect, business practices often fail to provide the necessary support. Finally, it is important to emphasize that human resource managers should contribute to the development of policies that offer emotional and financial support to grieving employees, ensuring that the workplace can be even more empathetic and welcoming.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/30192
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

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