Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/30141
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPANZETTI, Virgílio Itaiuti-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Dirce Tábata Fernandes de-
dc.date.accessioned2025-03-11T15:06:01Z-
dc.date.available2025-03-11T15:06:01Z-
dc.date.issued2009-12-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Dirce Tábata Fernandes de. Microempresas e estratégias de marketing, 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2009.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/30141-
dc.description.abstractDevido ao mundo competitivo de hoje e a sociedade que prioriza muito o consumo, as empresas, de um modo geral, devem satisfazer seus clientes, e um meio de lograr sucesso nesse sentido é por meio de estratégias de marketing. As empresas que se preocupam com isso são as que possuem maior sucesso no mercado atual. Com isso objetivo geral do trabalho foi analisar a utilização do marketing pelas microempresas do ramo da beleza da cidade de Indaiatuba, quais eram as estratégias utilizadas, de que forma, bem como sua idéia sobre o que seria o marketing para elas. Para isso utilizou-se como suporte metodológico pesquisa bibliográfica em livros e artigos da internet; seguida de uma pesquisa de campo em forma de questionário com vinte e um salões de cabeleireiro da cidade de Indaiatuba escolhidos aleatoriamente. Foi constatado que as microempresas mesmo existindo em grande quantidade, por possuírem características como má administração, falta de planejamento, alto índice de mortalidade e desconhecimento sobre o assunto marketing, não fazem uso de suas estratégias. As microempresas possuem dificuldade de gestão no que se refere à manutenção no mercado competitivo justamente pela falta de instrumentos com que trabalhar; no caso as estratégias de marketing utilizadas em grandes corporações.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarialpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher105pt_BR
dc.subjectMicroempresaspt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectPesquisapt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleMicroempresas e estratégias de marketingpt_BR
dc.title.alternativeMicroenterprises and marketing strategiespt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dcterms.type-pt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dirce Tábata Fernades de Oliveira.pdf
  Restricted Access
430.01 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.