Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/30092
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGAYEAN, Rodrigo Siqueira-
dc.contributor.authorFIALHO, Carol Luisa de Araujo-
dc.date.accessioned2025-03-10T14:10:08Z-
dc.date.available2025-03-10T14:10:08Z-
dc.date.issued2024-12-11-
dc.identifier.citationFIALHO, Carol Luisa de Araujo. Design de interação (IxD) e o contexto de aplicação contemporâneo. 2024. 20 p. Artigo. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Design Gráfico) - Etec Prof. Alfredo de Barros Santos, Guaratinguetá, SP, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/30092-
dc.description.abstractO Design de Interação (IxD) tem se tornado cada vez mais relevante na era digital, onde a interação entre humanos e máquinas é central para diversas atividades cotidianas. Sua evolução abrange não só a criação de interfaces intuitivas, mas também a compreensão de como os usuários percebem e reagem aos estímulos digitais. À medida que as tecnologias avançam, as expectativas dos usuários mudam, exigindo soluções funcionais e emocionalmente satisfatórias. O IxD se aplica a diversos campos, como educação digital, e-commerce e turismo, destacando-se pela sua capacidade de adaptar interfaces às necessidades de diferentes públicos. A semiótica é uma ferramenta essencial no IxD, permitindo que os designers compreendam as interpretações dos usuários em ambientes virtuais e desenvolvam interfaces mais intuitivas e universais. O desafio atual do IxD é equilibrar inovação tecnológica com acessibilidade e usabilidade, especialmente diante da complexidade crescente dos sistemas digitais e da diversidade de usuários. Este estudo visa explorar as principais abordagens e tendências do IxD, destacando sua aplicação em setores como educação e turismo. A análise também busca demonstrar a importância de uma abordagem semiótica e o impacto de identidades visuais dinâmicas em plataformas digitais, contribuindo para o aprimoramento teórico e prático dessa área.pt_BR
dc.description.abstractInteraction Design (IxD) has become increasingly relevant in the digital age, where human-machine interaction is central to many everyday activities. Its evolution encompasses not only the creation of intuitive interfaces, but also the understanding of how users perceive and react to digital stimuli. As technologies advance, user expectations change, demanding functional and emotionally satisfying solutions. IxD applies to several fields, such as digital education, e-commerce and tourism, and stands out for its ability to adapt interfaces to the needs of different audiences. Semiotics is an essential tool in IxD, allowing designers to understand users’ interpretations of virtual environments and develop more intuitive and universal interfaces. The current challenge of IxD is to balance technological innovation with accessibility and usability, especially in view of the increasing complexity of digital systems and the diversity of users. This study aims to explore the main approaches and trends of IxD, highlighting its application in sectors such as education and tourism. The analysis also seeks to demonstrate the importance of a semiotic approach and the impact of dynamic visual identities on digital platforms, contributing to the theoretical and practical improvement of this area.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Técnico em Design Gráficopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher026pt_BR
dc.subjectDesignpt_BR
dc.subjectSemióticapt_BR
dc.subjectInterface multimídiapt_BR
dc.subject.otherProdução Cultural e Designpt_BR
dc.titleDesign de interação (IxD) e o contexto de aplicação contemporâneopt_BR
dc.title.alternativeInteraction Design (IxD) and the Contemporary Application Contextpt_BR
dc.typeArtigo Científicopt_BR
dcterms.type-pt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
designgrafico_2024_2_carolluisadearaujofialho_designdeinteração(ixd)eocontextodeaplicaçãocontemporâneo .pdf
  Restricted Access
239.43 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.