Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/30090
Title: | Desenvolvimento de um jogo de tabuleiro para crianças autistas |
Other Titles: | Development of a board game for autistic children |
Authors: | ARLINDO, Ana Paula Cotrim LEMES NETO, Ivo |
Advisor: | GAYEAN, Rodrigo Siqueira |
type of document: | Artigo Científico |
Keywords: | Transtorno do espectro autista;Educação;Inclusão social |
Issue Date: | 11-Dec-2024 |
Publisher: | 026 |
Citation: | ARLINDO, Ana Paula Cotrim; LEMS NETO, Ivo. Desenvolvimento de um jogo de tabuleiro para crianças autistas. 2024. 14 p. Artigo. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Design Gráfico) - Etec Prof. Alfredo de Barros Santos, Guaratinguetá, SP, 2024. |
Abstract: | O transtorno do Espectro Autista (TEA) afeta a habilidade de comunicação e interação das crianças, impactando drasticamente seu desenvolvimento e educação, Estratégias educacionais e terapêuticas são fundamentais para ampliar as habilidades e melhorar de maneira geral o entendimento sobre o autismo nos ambientes escolares.
Com intenções de maior apoio ao aprendizado inclusivo, este projeto tem como objetivo um jogo de tabuleiro infantil com cartas, focado na cooperação, melhorias na interação e adaptação das crianças com autismo na escola e na sala de aula, através do Design Thinking foram feitas pesquisas e entrevistas com professores e psicólogos, que revelaram pontos de maior dificuldade dos alunos com o espectro, passando por sérias complicações em se adaptar e cooperar com adultos e colegas, enfrentando o ensino tradicional que não ajuda ou auxilia muito bem as crianças, dificultando mais suas interações. Com o protótipo do jogo finalizado e após ser testado com os feedbacks, foi ajustado para atender da forma mais eficaz às necessidades e dificuldades das crianças, melhorar seu desempenho e gerar mais inclusão para todos. Autism Spectrum Disorder (ASD) affects children's communication and interaction skills, drastically impacting their development and education. Educational and therapeutic strategies are essential to expand skills and improve overall understanding of autism in school environments. With the intention of greater support for inclusive learning, this project aims to create a children's board game with cards, focused on cooperation, improvements in the interaction and adaptation of children with autism at school and in the classroom. Through design thinking, research and interviews with teachers and psychologists were conducted, which revealed points of greatest difficulty for students with the spectrum, experiencing serious complications in adapting and cooperating with adults and peers, facing traditional teaching that does not help or assist children very well, making their interactions more difficult. With the prototype of the game finished and after being tested with feedback, it was adjusted to meet the needs and difficulties of children in the most effective way, improve their performance and generate more inclusion for all. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/30090 |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
designgrafico_2024_2_anapaulacotrimarlindo_desenvolvimentodeumjogodetabuleiroparacriançasautistas.pdf | 1.04 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.