Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/30027
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFISCHER, Luciana-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Giovanna Fernandes Dezorzi de-
dc.contributor.authorNOVAIS, Robert Willians Rodrigues de-
dc.date.accessioned2025-02-28T23:59:39Z-
dc.date.available2025-02-28T23:59:39Z-
dc.date.issued2020-11-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Giovanna Fernandes Dezorzi de; NOVAIS, Robert Willians Rodrigues de. Ações de comunicação desenvolvidas por convênios de saúde na cidade de Piracicaba-SP (2019-2020). Trabalho de Graduação (Curso Superior em Tecnologia em Gestão Empresarial) – Faculdade de Tecnologia de Piracicaba "Deputado Roque Trevisan", Piracicaba, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/30027-
dc.description.abstractA mudança de pensamentos que as pessoas possuem em relação à saúde é perceptível no dia a dia, onde percebe-se que a preocupação com a prevenção vem aumentando exponencialmente nos últimos anos. Com isso, o setor de saúde e bem-estar expandiu-se e a concorrência do mercado se tornou maior e mais forte. Para que os convênios de saúde possam estar presentes e ativos neste mercado se faz necessário uma estratégia bem definida de marketing e comunicação. Considerando isso, este artigo teve o objetivo de verificar como os principais convênios atuam em Piracicaba-SP e como estes trabalham as suas ações de comunicação. Para tal foram realizadas três tipos de pesquisas, sendo: (1) pesquisa exploratória bibliográfica em fontes secundárias para contextualizar o cenário referente aos convênios de saúde, (2) pesquisa em campo através de ambiente digital (e-mail e Whatsapp), mediante a aplicação de entrevista com profissionais responsáveis pelo setor de comunicação e marketing das empresas objeto do estudo e (3) uma pesquisa de benchmarking com análise comparativa de ações de comunicação realizadas, em ambiente digital (Facebook, Instagram, Youtube e Site), pelos convênios Unimed, Santa Casa Saúde, Cartão de TODOS e São Francisco Saúde. Desta forma a pesquisa teve por finalidade, desenvolver um estudo comparativo e analisar as ações comunicacionais adotadas por estes convênios em atuação na cidade de Piracicaba-SP, nos anos de dois mil e dezenove a dois mil e vinte.pt_BR
dc.description.abstractIt is noticeable that people have changed their thoughts about health, indeed they have been concerned with prevention in recent years. As a result, the health and wellness sector have expanded, and market competition has become greater and stronger. In order to health insurance companies to be present and active in this market, a well-defined marketing and communication strategy is necessary. Considering this, this article aimed to verify how the main insurance companies operate in Piracicaba-SP and how they work their communication actions. Three types of research were carried out: (1) exploratory bibliographic research in secondary sources to contextualize the scenario regarding health insurance plans, (2) field research through a digital environment (e-mail and Whatsapp), by means of application of an interview with professionals responsible for the communication and marketing sector of the companies object of the study and (3) a benchmarking survey with comparative analysis of communication actions carried out, in digital environment (Facebook, Instagran, Youtube and Site), through Unimed which is an insurance company , Santa Casa Saúde, TODOS Card and São Francisco Saúde. Thus, the research aimed to develop a comparative study and analyze the communicational actions adopted by these insurance companies in operation in the city of Piracicaba-SP, in the years of two thousand and nineteen to two thousand and twenty.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarialpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher175pt_BR
dc.subjectBenchmarkingpt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectConvêniopt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleAções de comunicação desenvolvidas por convênios de saúde na cidade de Piracicaba-SP (2019-2020)pt_BR
dc.title.alternativeCommunication actions developed by health insurance companies in the city of Piracicaba-SP (2019-2020)pt_BR
dc.typeArtigo Científicopt_BR
dcterms.type-pt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
gestaoempresarial_2020_2_giovannadeoliveira_acoesdecomunicacaodesenvolvidasporconveniosdesaude.pdf
  Restricted Access
321.24 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.