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dc.contributor.advisorGIOVANETTI, Lucas-
dc.contributor.authorBATALHA, Luis Felipi Ferraz-
dc.contributor.authorRUBIN, Nicolas Trindade-
dc.contributor.otherMUSSI, Renato Galvão da Silveira-
dc.contributor.otherSOUZA, Marcos da Silva e-
dc.date.accessioned2025-02-27T18:47:28Z-
dc.date.available2025-02-27T18:47:28Z-
dc.date.issued2024-12-09-
dc.identifier.citationBATALHA, Luis Felipi Ferraz; RUBIN, Nicolas Trindade. Análise de fadiga do garfo do trem de pouso do Cessna 172s. 2024. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior em Projetos de Estruturas Aeronáuticas) – Faculdade de Tecnologia de São José dos Campos "Professor Jessen Vidal", São José dos Campos, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/29937-
dc.description.abstractEste trabalho de graduação tem por objetivo principal a análise de fadiga, desde o conceito teórico até uma simulação prática. Utilizando-se do projeto do trem de pouso da aeronave Cessna 172 Skyhawk, mais precisamente do garfo do trem de pouso do nariz, essa análise foi realizada utilizando o software de simulação ANSYS e consiste no desenho 3D do conjunto de trem de pouso do nariz e na extração do garfo deste conjunto, após a extração, foram realizadas as etapas de adição do material da peça (liga de alumínio 7075-T6), criação da malha utilizando parâmetros de formato e espessura da peça e por fim a análise de fadiga com demonstrações de deformação total, tensão esquivalente, fator de vida e segurança As pricipais literaturas utilizadas para este projeto foram o manual do cessna 172 e o livro Airplane Design Part IV: Layout of Landing Gear and Systems do autor Dr. Jan Roskam. O estudo apresentou a análise de fadiga do garfo do trem de pouso de nariz de um Cessna 172 Skyhawk, modelado em CAD e confeccionado com a liga de alumínio 7075-T6 devido à sua alta resistência e leveza. Após a extração do componente e adição do material no software ANSYS, foi criada uma malha de 3 mm para simulação. A análise incluiu as cargas limite e ultimate, representando as forças máximas aplicadas no componente durante o pouso. Os resultados demonstraram que o garfo atende aos requisitos normativos, com tensões dentro dos limites de escoamento e ruptura do material. Por fim, a análise de fadiga revelou que o componente possui "vida infinita", sendo capaz de suportar 90 mil ciclos sem falhas significativas, comprovando sua confiabilidade e superdimensionamento para a aplicação.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Projetos de Estruturas Aeronáuticaspt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher146pt_BR
dc.subjectFadiga de aeronavespt_BR
dc.subject.otherProdução Industrialpt_BR
dc.titleAnálise de fadiga do garfo do trem de pouso do Cessna 172spt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dcterms.type-pt_BR
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