Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/29925
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSOFFNER, Renato Kraide-
dc.date.accessioned2025-02-27T16:14:22Z-
dc.date.available2025-02-27T16:14:22Z-
dc.date.issued2022-10-17-
dc.identifier.citationSOFFNER, Renato Kraide. Seymour Papert, computadores e educação: uma revisão retrospectiva e propositiva. Revista Tecnológica da Fatec Americana, Americana. v.10, n.1, p.1-10, março/setembro 2022. Disponível em: https://www.fatec.edu.br/revista/index.php/RTecFatecAM/article/view/322/245. DOI: 10.47283/244670492022100101pt_BR
dc.identifier.issn2446-7049-
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/29925-
dc.description.abstractÉ conduzida uma revisão da obra de Seymour Papert, com o objetivo de comparar suas proposições originais com o contexto verificado hoje. Tal retrospectiva vai além da mera citação de ideias, pois tenta inferir sobre a efetividade de tudo o que foi proposto por Papert nos primórdios da realidade dos computadores pessoais de amplo acesso para o público geral. O método utilizado é o da pesquisa bibliográfica, realizada a partir de fontes primárias e secundárias representativas do trabalho de Papert. Justifica-se este trabalho pela importância conferida ao papel dos computadores nos processos educativos, cerne do trabalho de Papert. Verificou-se que a visão inicial do autor era, sem dúvida, caracterizada por fundamentos sólidos de fundo pedagógico e de inovação educativa, mas acabou prejudicada por uma confusão entre meios e fins do papel da tecnologia digital aplicada à educação, bem como pelo baixo entendimento de sua proposta metodológica e epistemológica pelos educadores interessados em seu trabalho.pt_BR
dc.description.abstractA review of Seymour Papert's work is conducted, with the aim of comparing his original propositions with the context verified today. This retrospective goes beyond the mere citation of ideas, as it tries to infer about the effectiveness of everything that was proposed by Papert in the early days of the reality of personal computers of wide access to the general public. The method used is bibliographic research, performed from primary and secondary sources representative of Papert's work. This work is justified by the importance given to the role of computers in educational processes, the core of Papert's work. It was found that the author's initial vision was undoubtedly characterized by solid foundations of pedagogical background and educational innovation but ended up impaired by a confusion between means and ends of the role of digital technology applied to education, as well as by the low understanding of its methodological and epistemological proposal by educators interested in their work.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemaspt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.relation.ispartofseriesR.Tec.FatecAM Americana, v.10, n.1, p.1-10, março/setembro 2022;;-
dc.subjectComputadorespt_BR
dc.subjectTECNOLOGIAS DIGITAISpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subject.otherInformação e Comunicaçãopt_BR
dc.titleSeymour Papert, computadores e educação: uma revisão retrospectiva e propositivapt_BR
dc.title.alternativeSeymour Papert, computers and education: a retrospective and propositional reviewpt_BR
dc.typeArtigo científico-
Appears in Collections:Artigos de Periódicos do CPS



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.