Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/29915
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ZWARG, Fernando Luiz | - |
dc.contributor.author | SOUZA, Aílton de | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Daniel Da Cunha Machado | - |
dc.contributor.author | DEUS, Lucas Batista De | - |
dc.contributor.author | ANJOS, Marcelo Pereira Dos | - |
dc.contributor.author | SANTOS, William Dos | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-26T23:29:33Z | - |
dc.date.available | 2025-02-26T23:29:33Z | - |
dc.date.issued | 2024-06-19 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Aílton de et al. Construção Modular: Edificação desenvolvida em paredes monolíticas de concreto. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico em Edificações). Etec de Guaianazes. São Paulo, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/29915 | - |
dc.description.abstract | O presente artigo discute o crescimento da demanda por construções residenciais no Brasil, impulsionado por fatores como disponibilidade de crédito e conscientização sobre moradias acessíveis. Destaca-se o sistema de parede de concreto moldada in loco como uma técnica eficiente e econômica, especialmente para construções em larga escala. O projeto apresentado é uma construção modular de 10 pavimentos na Vila Carrão, São Paulo, visando atender às necessidades de famílias de renda média e operária. A metodologia detalha a localização estratégica do empreendimento, destacando as características do bairro Vila Carrão, conhecido por sua qualidade de vida e infraestrutura. São discutidos também itens de sustentabilidade, como economia de água e energia, eficiência na coleta de resíduos e incentivo à agricultura urbana. O processo construtivo é descrito, destacando a montagem dos moldes e a concretagem simultânea de paredes e lajes. São apresentadas variações de materiais, como concreto armado e EPS, ressaltando a modularização como uma solução para melhorar eficiência e controle de qualidade na construção. Os benefícios do sistema construtivo modular incluem aumento na produtividade, otimização do espaço, redução de perdas de materiais e menor impacto ambiental. Destaca-se ainda o isolamento acústico e térmico, a resistência mecânica e a versatilidade na instalação de sistemas elétricos e hidráulicos. No entanto, alguns desafios são observados, como o custo inicial, a flexibilidade limitada para alterações no design e a necessidade de mão de obra especializada. Fatores climáticos também podem afetar o processo de construção e a estética das paredes de concreto pode não ser atrativa para todos os compradores. Pontos importantes incluem verificações regulares, inspeção e manutenção da impermeabilização, reparos prontos e proteção contra o clima. O artigo destaca a importância da qualidade na execução e manutenção das construções de parede de concreto para garantir durabilidade e desempenho a longo prazo. Em suma, o projeto de construção modular apresentado no artigo representa uma solução promissora para atender à demanda por habitações acessíveis e eficientes, destacando-se pela rapidez na execução, eficiência na utilização de materiais e preocupação com a sustentabilidade. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Curso Técnico em Edificações | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | 118 | pt_BR |
dc.subject | Edificações | pt_BR |
dc.subject | Construção civil | pt_BR |
dc.subject.other | Infraestrutura | pt_BR |
dc.title | Construção modular: Edificação desenvolvida em paredes monolíticas de concreto | pt_BR |
dc.title.alternative | Modular construction: Building developed with monolithic concrete walls | pt_BR |
dc.type | Artigo Científico | pt_BR |
dcterms.type | Protótipo | pt_BR |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO ATUAL.pdf | 280.63 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.