Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/29914
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorROCHA, Fabíola Cauduro da-
dc.date.accessioned2025-02-26T23:15:35Z-
dc.date.available2025-02-26T23:15:35Z-
dc.date.issued2022-10-17-
dc.identifier.citationROCHA, Fabíola Cauduro da. Docência no ensino superior: o impacto da instrumentalização das tecnologias digitais no ensino remoto sobre as práticas dos docentes. Revista Tecnológica da Fatec Americana, Americana. v.10, n.1, p.21-39, março/setembro 2022. Disponível em: https://www.fatec.edu.br/revista/index.php/RTecFatecAM/article/view/323/247. DOI: 10.47283/244670492022100121pt_BR
dc.identifier.issn2446-7049-
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/29914-
dc.description.abstractA educação remota, por vezes, ultrapassa a educação na modalidade EAD, uma vez que por serem aulas síncronas, além das preocupações com a participação dos alunos, existe também a preocupação com questões da área técnica, como compartilhamento de tela, uso de vídeos, e várias outras técnicas que o docente utiliza em suas aulas. No cenário atual, houve uma necessidade urgente de aprender a lidar com ferramentas on line, e mesmo àqueles que já possuem alguma bagagem tecnológica, tiveram que buscar aprimorar seus conhecimentos, especialmente quanto no que diz respeito às ações educacionais. Assim, o presente trabalho tem por objetivo discutir, que muito além dos problemas relacionados à infraestrutura, a implementação de novas ferramentas tecnológicas de forma rápida, emergencial devido à pandemia, fez emergir a necessidade de preparação dos professores e gestores de escola, para o uso dessas ferramentas. De fato, devido a urgência de uma pandemia, foram poucos os docentes e alunos que tiveram treinamento para o uso dessa ferramenta, e justamente por isso, buscaram meios de conhecê-la diante da implementação desta em diversas instituições de ensino.pt_BR
dc.description.abstractRemote education sometimes goes beyond distance education, since as it is practical classes, in addition to educating the concerns with the participation of the times, there is also a concern with technical issues, such as screen sharing, use of videos, and several other techniques that the teacher uses in his classes. In the current scenario, there is an urgent need to learn how to deal with online tools, and even so, they already have some technological background, which seeks to improve their knowledge, especially regarding their knowledge. Thus, the present work has the concurrent objective, which, in addition to the problems related to infrastructure, to new technological tools quickly, made an emergency to the pandemic, emerging the need to prepare teachers and school managers, for the use of these tools. In fact, due to a teaching urgency, few teachers and students had to use this tool, and precisely because of this, they sought a pandemic to implement this methodology in several educational institutions.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarialpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.relation.ispartofseriesR.Tec.FatecAM Americana, v.10, n.1, p.21-39, março/setembro 2022;;-
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectEducação à distânciapt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleDocência no ensino superior: o impacto da instrumentalização das tecnologias digitais no ensino remoto sobre as práticas dos docentespt_BR
dc.title.alternativeTeaching in higher education: the impact of the use of digital technologies in remote teaching on teaching practicespt_BR
dc.typeArtigo científico-
Appears in Collections:Artigos de Periódicos do CPS



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.