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dc.contributor.advisorRIBOLLA, Adriano-
dc.contributor.authorBEHAKER, Renata-
dc.contributor.authorSANTOS, Thainá de Oliveira dos-
dc.contributor.otherRIBOLLA, Adriano-
dc.contributor.otherTORRES, Weslley Medeiros-
dc.contributor.otherDALBO, Fernando Garup-
dc.date.accessioned2025-02-26T19:04:42Z-
dc.date.available2025-02-26T19:04:42Z-
dc.date.issued2023-06-12-
dc.identifier.citationBEHAKER, Renata; SANTOS, Thainá de Oliveira dos. Otimização do hardware com implementação de combustível E35 em motores flex. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnólogo em Mecânica Automobilística) - Faculdade de Tecnologia de Santo André, Santo André, 2023. 70 f. il.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/29898-
dc.description.abstractEmissões e eficiência energética são os pontos que hoje são questionáveis nos motores a combustão interna, por isso cada dia mais se aproxima a implementação dos veículos elétricos. Partindo dessa realidade, como alternativa para a continuação dos motores a combustão flex fuel, o estudo foi elaborado com base em referências bibliográficas sobre adição de etanol anidro na composição da gasolina C e tendências mundiais sobre a produção de etanol. O objetivo é analisar a adição de etanol anidro compondo um combustível E35, propondo assim apresentar reflexões e análises sobre as vantagens dessa alteração em quesitos como desempenho do motor e emissões. Com essas analises entendemos que para conseguirmos otimizar o motor flex fuel visando obter valores de autonomia e emissões mais atrativas, não somente a alteração do combustível é necessária, bem como também é fundamental a execução de simulações para adequação dos valores de taxa de compressão e avanço de ignição, listando como um próximo passo.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT Emissions and energy efficiency are the today questionable points regarding internal combustion engines, that explain why the implementation of electric vehicles is getting closer every day. Based on this reality, as an alternative to the continuation of flex fuel combustion engines, the study was prepared based on bibliographic references on the addition of anhydrous ethanol in the composition of C gasoline and world trends on ethanol production. The objective is to analyze the addition of anhydrous ethanol composing an E35 fuel, thus proposing to present reflections and analyzes on the advantages of this change in issues such as engine performance and emissions. With these analyses, we understand that in order to be able to optimize the flex fuel engine, seeking for more attractive autonomy and emissions values, not only is it necessary to change the fuel, but it is also essential to run simulations to comply with the fuel effective rate values and ignition advance. combustion, listing as a next step.dc.
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Mecânica Automobilísticapt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher160pt_BR
dc.subjectMecânica automobilísticapt_BR
dc.subjectEngenharia automotivapt_BR
dc.subjectMotores de combustão internapt_BR
dc.subjectEtanolpt_BR
dc.subjectCombustíveispt_BR
dc.subjectAnálise de desempenhopt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectGases - emissãopt_BR
dc.subject.otherControle e Processos Industriaispt_BR
dc.titleOtimização do hardware com implementação de combustível E35 em motores flexpt_BR
dc.title.alternativeHardware optimization with implementation of E35 fuel in flex enginesdc.
dc.typeMonografiapt_BR
dcterms.type-pt_BR
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