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Título: Comparação de emissões entre veículos de injeção direta e indireta
Título(s) alternativo(s): Comparison of emissions between direct and indirect injection vehicles
Autor(es): SANTOS, Lucas Gustavo Ferreira
POLICARPO, Lucas da Silva
SOUSA, Nathan Sales de
Orientador(es): SALVO JUNIOR, Orlando de
Outro(s) contribuidor(es): SALVO JUNIOR, Orlando de
DALBO, Fernando Garup
FRÓES, Marco Aurélio
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Eletrônica (aplicações industriais);Engenharia automotiva;Veículos automotores;Veículos automotores (componentes);Veículos automotores (emissão);Gases - emissão;Tecnologia;Normas técnicas
Data do documento: 25-Jun-2022
Editor: 160
Referência Bibliográfica: SANTOS, Lucas Gustavo Ferreira; POLICARPO, Lucas da Silva; SOUSA, Nathan Sales de. Comparação de emissão entre veículos de injeção direta e indireta. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso ( Tecnólogo em Eletrônica Automotiva) - Faculdade de Tecnologia de Santo André, Santo André, 2022. 75 f. il.
Resumo: Com a crescente demanda de veículos automotores pela sociedade, e com as normas de emissões se tornando cada vez mais restritivas para alguns gases poluentes emitidos por veículos. O presente trabalho tem por objetivo comparar as emissões de poluentes em veículos de injeção indireta e Injeção direta, desvantagens dos sistemas apresentados com relação a emissões. Para chegar a esse objetivo buscamos obter os resultados de emissões de poluentes dos veículos com sistema de injeção direta e veículos com injeção indireta, com todos os modelos atendendo as normas de emissões do programa de controle de emissões veiculares PROCONVE 6 e o ciclo FTP-75. Para a realização dos comparativos, o projeto foi feito utilizando a tabela PBEV 2017, e a tabela PBVE 2021. Com base nestas tabelas, comparamos os dados de emissões de ambos as tecnologias para apresentar os pós e contras de cada sistema e propostas de desafios futuros, onde encontramos no geral valores de emissões menores no sistema de injeção direta, como por uma redução de 20,61% de NOx, 34,06% CO, 49,31% de NMHC, e um leve aumento de 2,11% de CO2 em função da combustão completa.
ABSTRACT With the growing demand for motor vehicles by society, and with emission standards becoming increasingly restrictive for some polluting gases emitted by vehicles. The present work aims to compare the emissions of pollutants in vehicles of indirect injection and direct injection, disadvantages of the systems presented in relation to emissions. To reach this objective, we seek to obtain the results of pollutant emissions from vehicles with direct injection system and vehicles with indirect injection, with all models meeting the emission standards of the PROCONVE 6 vehicle emission control program and the FTP-75 cycle. . To carry out the comparisons, the project was made using the PBEV 2017 table, and the PBVE 2021 table. Based on these tables, we compared the emissions data from both technologies to present the pros and cons of each system and proposals for future challenges , where we generally found lower emission values in the direct injection system, such as a reduction of 20.61% in NOx, 34.06% in CO, 49.31% in NMHC, and a slight increase of 2.11% in CO2 as a function of complete combustion.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/29763
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