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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/29671
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | ALBINO, Rodrigo | - |
dc.contributor.author | MOREIRA, Daniel Vinícius | - |
dc.contributor.author | GONÇALVES, Guilherme Dutra | - |
dc.contributor.author | PROIETTI, Miguel Bruno | - |
dc.contributor.author | SILVA, Renan Abimael Dias | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-21T14:02:29Z | - |
dc.date.available | 2025-02-21T14:02:29Z | - |
dc.date.issued | 2024-12 | - |
dc.identifier.citation | MOREIRA, Daniel Vinícius; GONÇALVES, Guilherme Dutra; PROIETTI, Miguel Bruno; SILVA, Renan Abimael Dias. Teste fluido de freio. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Técnico em Desenvolvimento de Sistemas) – Escola Técnica de Araçatuba, Araçatuba, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/29671 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho apresenta um protótipo inovador para análise do fluido de freio veicular, utilizando tecnologia Arduino e sensores de resistência elétrica. A manutenção adequada do fluido de freio é crucial para garantir a segurança e o desempenho dos veículos, pois ele desempenha um papel fundamental no sistema de freios, transmitindo a pressão gerada pelo pedal para as rodas. Ao longo do tempo e do uso, o fluido pode degradar devido à absorção de umidade e à contaminação por partículas metálicas e resíduos. O protótipo proposto emprega sensores de resistência elétrica para medir a condutividade do fluido, com o Arduino processando os dados e exibindo os resultados em uma tela LCD. Além disso, permite a conexão via USB para análise mais detalhada. A metodologia incluiu o desenvolvimento e montagem dos circuitos eletrônicos, a calibração dos sensores e a criação do software embarcado. Testes extensivos foram realizados para validar a precisão e confiabilidade do sistema em diferentes condições de fluido de freio. Além de fornecer uma avaliação quantitativa da qualidade do fluido, o sistema também atribui uma pontuação ou classificação ao seu estado, facilitando a interpretação dos resultados pelos usuários. Esta pontuação pode ser baseada em padrões de qualidade predefinidos ou algoritmos adaptativos, considerando fatores como a idade do fluido, a presença de contaminantes e a condutividade elétrica medida. Com portabilidade e facilidade de uso, o protótipo pode ser implementado em oficinas mecânicas, postos de serviço automotivo ou por proprietários de veículos. A interface intuitiva permite uma interpretação rápida dos resultados, enquanto a conexão via USB oferece funcionalidades adicionais de armazenamento e análise de dados. Em resumo, este estudo contribui para a segurança veicular, oferecendo uma solução prática e inovadora para avaliação do fluido de freio | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | 165 | pt_BR |
dc.subject | Segurança veicular | pt_BR |
dc.subject | Freios | pt_BR |
dc.subject.other | Informação e Comunicação | pt_BR |
dc.title | Teste fluido de freio | pt_BR |
dc.title.alternative | Brake fluid test | pt_BR |
dc.type | Relatório Técnico | pt_BR |
dcterms.type | Outros... | pt_BR |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
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