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dc.contributor.advisorFARAH, Alessandro Fraga-
dc.contributor.authorSANTOS, Edson Aguilar dos-
dc.contributor.authorLEAL, Clebson dos Santos-
dc.contributor.otherFARAH, Alessandro Fraga-
dc.contributor.otherGERON, Luis Carlos-
dc.contributor.otherBOSQUETTI, Péricles-
dc.date.accessioned2025-02-17T18:00:27Z-
dc.date.available2025-02-17T18:00:27Z-
dc.date.issued2024-11-30-
dc.identifier.citationSANTOS, Edson Aguilar dos; LEAL, Clebson dos Santos. Estudo de falha em engrenagem de redutor. 2024. Monografia (Curso Superior de Tecnologia em Mecânica: Processos de Soldagem) - Faculdade de Tecnologia de Sertãozinho "Dep. Waldyr Alceu Trigo", Sertãozinho, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/29447-
dc.description.abstractO objetivo desse trabalho de graduação foi analisar a falha apresentada em uma engrenagem de um redutor, onde uma parte do dente da engrenagem foi rompida; a metodologia utilizada foi: estudar o tipo de redutor, o material em que foi fabricado, a microestrutura desse material, o desenho de projeto e analisar a causa da falha podendo descobrir uma possível solução para a falha ou uma melhoria no processo e para evitar que ocorra falhas futuras. Para isso foi realizado uma análise microestrutural da peça, observando sua microestrutura, como foi o comportamento do material durante a utilização da peça e comparado com a microestrutura prevista do tipo de material em que foi fabricada; os resultados obtidos foram que através do microscópio identificamos micro trincas na região cementada. E por conclusão definimos que ocorreu um desgaste por pite, que é basicamente a remoção de material em pequenas lascas superficiais, onde vieram a surgir as micro trincas no material, até a ocorrência da falha.pt_BR
dc.description.abstractThe objective of this undergraduate work was to analyze the failure presented in a gear of a reducer, where a part of the gear tooth was broken; the methodology used was: to study the type of reducer, the material in which it was manufactured, the microstructure of this material, the design and to analyze the cause of the failure, being able to discover a possible solution for the failure or an improvement in the process and to prevent future failures from occurring. For this, a microstructural analysis of the part was carried out, observing its microstructure, how the material behaved during the use of the part and comparing it with the expected microstructure of the type of material in which it was manufactured; the results obtained were that through the microscope we identified microcracks in the cemented region. And in conclusion we defined that pitting wear occurred, which is basically the removal of material in small superficial chips, where microcracks appeared in the material, until the failure occurred.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Mecânica: Processos de Soldagempt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher176pt_BR
dc.subjectMecânicapt_BR
dc.subjectImperfeições e falhas dos materiaispt_BR
dc.subjectEngrenagenspt_BR
dc.subject.otherControle e Processos Industriaispt_BR
dc.titleEstudo de falha em engrenagem de redutorpt_BR
dc.title.alternativeFailure study of reducer gearpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dcterms.type-pt_BR
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