Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/29412
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorNOBREGA, Ricardo Sergio Neiva-
dc.contributor.authorGARCIA, Andréa Gomes-
dc.date.accessioned2025-02-14T18:02:18Z-
dc.date.available2025-02-14T18:02:18Z-
dc.date.issued2009-12-
dc.identifier.citationGARCIA, Andréa Gomes. Ingresso no mercado internacional: um caminho para expansão?, 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2009.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/29412-
dc.description.abstractEste estudo monográfico teve como objetivo principal iniciar uma discussão sobre alguns aspectos relevantes as empresas, principalmente de pequeno e médio porte, no ingresso a mercados internacionais. Apresentamos o desenvolvimento das exportações brasileiras, os mercados de atuação e as vantagens que uma empresa tem ao ingressar no mercado internacional. Mostramos também alguns fatores que devem ser considerados pelas empresas e algumas das formas mais conhecidas para se ingressar no mercado externo, como por exemplo, a exportação direta e o consórcio, bem como suas características e vantagens. Foi apresentado também um estudo a respeito de duas empresas, em condições diferentes perante o mercado internacional, mas que viram no exterior ótimas oportunidades de expandir seus negócios e buscaram sozinhas ou com apoio de instituições viabilizar este ingresso. Foi possível perceber que o empresariado brasileiro está amadurecendo, porém precisa conhecer melhor a participação de seu setor no comércio internacional, para assim, se estruturar e poder adentrar maiores mercados. A metodologia mostrou-se adequada aos resultados apresentados.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarialpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher105pt_BR
dc.subjectComércio internacionalpt_BR
dc.subjectExportaçãopt_BR
dc.subjectConsórciopt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleIngresso no mercado internacional: um caminho para expansão?pt_BR
dc.title.alternativeEntering the international market: a path to expansion?pt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dcterms.type-pt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Andréa Gomes Garcia.pdf
  Restricted Access
364.25 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.