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dc.contributor.advisorCAMPOS, João Manoel de-
dc.contributor.authorLEITE, Alessandra dos Santos Castro-
dc.date.accessioned2025-02-14T17:56:34Z-
dc.date.available2025-02-14T17:56:34Z-
dc.date.issued2009-12-
dc.identifier.citationLEITE, Alessandra dos Santos Castro. As razões motivacionais do processo de internacionalização de franquias, 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2009.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/29408-
dc.description.abstractO objetivo principal deste trabalho é pesquisar a internacionalização de franquias brasileiras e as razões motivacionais desse processo. As crescentes exigências do mercado produziram um novo cenário para as relações empresariais e em sintonia com esse cenário destaca-se a franquia empresarial. Esse modelo de negócios tornou-se opção vantajosa para um grande número de empresas que buscam a expansão de suas redes e fortalecimento de sua marca, uma vez que a globalização e a interação entre os mercados tornaram-se condição necessária à competitividade da empresa. Destacou-se, neste estudo, um pouco da história geral do Franchising e seu surgimento no Brasil. Dados atuais do sistema foram levantados para uma maior compreensão desse fenômeno de tanto sucesso em nosso país, destacado pelos números do desempenho do setor, no ano de 2008. Apresentaram-se também algumas das definições de franchising. Discutimos o processo de internacionalização de maneira genérica até que atingíssemos de forma específica a internacionalização de franquias e seus principais aspectos. Entendemos que há várias formas de internacionalização e várias formas de se internacionalizar uma franquia, cabendo a empresa optar pela forma mais adequada. Por meio de pesquisa exploratória foram levantados dados para o trabalho, como as principais empresas franqueadoras que operam no exterior, seu número de unidades fora do país e seu faturamento. Várias são as motivações para a internacionalização de franquias podendo ser pró-ativas ou reativas; porém, a internacionalização não é estimulada somente por um fator determinante, mas por uma variedade deles.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarialpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher105pt_BR
dc.subjectModelo de negóciopt_BR
dc.subjectFranquiapt_BR
dc.subjectInternacionalização de empresaspt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleAs razões motivacionais do processo de internacionalização de franquiaspt_BR
dc.title.alternativeThe motivational reasons for the franchise internationalization processpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dcterms.type-pt_BR
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