Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/29339
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSANTOS, Thaynara Cristina Maia dos-
dc.contributor.advisorPORFIRIO, Barbara Kathellen Andrade-
dc.contributor.authorMORAES, Leonardo da Graça-
dc.contributor.authorCARVALHO, Pablo Henrique Pinheiro de-
dc.contributor.authorLUCAS, Ryan Vicentin-
dc.contributor.otherZANELLA, Aneli Monteoliva-
dc.contributor.otherSILVA, Ariel Monteoliva da-
dc.date.accessioned2025-02-13T20:49:09Z-
dc.date.available2025-02-13T20:49:09Z-
dc.date.issued2024-12-20-
dc.identifier.citationMORAES, Leonardo da Graça; CARVALHO, Pablo Henrique Pinheiro de; LUCAS, Ryan Vicentin. O desenvolvimento de uma rede social para o cenário de e-sports. Orientadores: Thaynara Cristina Maia dos Santos, Barbara Kathellen Andrade Porfirio. 2024. Artigo Científico, apresentado como Trabalho de Conclusão de Curso (Ensino Técnico em Informática para Internet) – ETECAMP: ETEC de Campo Limpo Paulista, Campo Limpo Paulista, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/29339-
dc.description.abstractO artigo se propõe a analisar a contribuição de uma rede social voltada ao cenário de e-sports, materializada a partir do desenvolvimento de uma plataforma web chamada TeamPlay, voltada para facilitar a formação de times e a participação em torneios de e-sports, respondendo à demanda dos jogadores que enfrentam dificuldades em encontrar colegas de equipe e torneios. A metodologia combina abordagens quali-quantitativas, usando pesquisas com jogadores e análise de conteúdo para identificar as principais necessidades do público-alvo. A coleta de dados incluiu questionários online, proporcionando uma base estatística e qualitativa para o desenvolvimento da solução. A plataforma foi desenvolvida para garantir uma interface prática, com as funcionalidades necessárias para permitir o gerenciamento de contas de usuários, divulgação de torneios, bem como buscar por novos amigos dentro da aplicação. Foi realizado um design e prototipação da interface para ajudar a visualizar o conceito antes da implementação completa para embasar teoricamente as escolhas tecnológicas e metodológicas utilizadas. O processo de desenvolvimento seguiu um ciclo de ajustes iterativos, contando com o feedback da parcela do públicoalvo que respondeu ao formulário, assegurando que o site atenda às expectativas e necessidades do público. A pesquisa também destaca a importância de soluções voltadas ao cenário competitivo dos e-sports, já que a organização dos times pode impactar diretamente o desempenho em torneios.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Técnico em Informática para Internetpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher021pt_BR
dc.subjectWeb sitespt_BR
dc.subjectRede de comunicaçãopt_BR
dc.subject.otherInformação e Comunicaçãopt_BR
dc.titleO desenvolvimento de uma rede social para o cenário de e-sportspt_BR
dc.typeArtigo Científicopt_BR
dcterms.typeOutros...pt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
informatica_2024_2_leonardomoraes_odesenvolvimentodeumaredesocial (1).pdf1.47 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.