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dc.contributor.advisorARANDA, Maria Cristina-
dc.contributor.authorMOREIRA, Caio Henrique-
dc.contributor.authorPOLIDO, Karen Pitta-
dc.contributor.otherCRUZ, Benedito Aparecido-
dc.contributor.otherCAVALCANTE, Wagner Siqueira-
dc.date.accessioned2025-02-12T00:17:27Z-
dc.date.available2025-02-12T00:17:27Z-
dc.date.issued2024-12-06-
dc.identifier.citationMOREIRA, Caio Henrique; POLIDO, Karen Pitta. Filtragem de chat para a privacidade dos dados em jogos digitais infantis, 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Segurança da Informação) - Faculdade de Tecnologia de Americana “Ministro Ralph Biasi”, Americana, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/29255-
dc.description.abstractEste artigo explora o impacto da tecnologia no entretenimento, abordando a evolução dos jogos físicos para digitais e o surgimento de jogos online que popularizaram a interação global entre jogadores. Com a expansão da Internet, o chat tornou-se uma ferramenta essencial para a comunicação entre os usuários, contudo trouxe desafios de segurança da informação especialmente em plataformas de jogos infantis, como Roblox que, para evitar conteúdos inapropriados e proteger a privacidade dos jogadores, implementaram filtros no chat. Durante a pandemia de COVID-19, o uso de jogos online cresceu, destacando a importância da segurança da informação para proteger dados sensíveis. O estudo enfatiza a segurança da informação como fundamental para a segurança dos jogadores, abordando princípios como confidencialidade, integridade e disponibilidade de dados, bem como práticas de proteção, como a conscientização dos usuários e o controle parental. Em uma pesquisa prática, o artigo examina a eficiência do filtro de chat do Roblox, testando a possibilidade de compartilhamento de dados pessoais e sensíveis, como endereço, idade, características físicas e informações financeiras. Foram criados perfis simulando diferentes idades para verificar a eficácia da filtragem. Conclui-se que, apesar de avanços, o filtro pode ser manipulado para burlar a detecção de dados sensíveis, destacando a necessidade de aprimoramento para garantir a segurança e privacidade dos dados dos jogadores.pt_BR
dc.description.abstractThis article explores the impact of technology on entertainment, discussing the evolution from physical to digital games and the rise of online games like Ultima Online, which popularized global player interaction. With the expansion of the Internet, chat became an essential tool for communication among users, though it introduced security information challenges, particularly on child-oriented platforms like Roblox, which implemented chat filters to prevent inappropriate content and protect player privacy. During the COVID-19 pandemic, online gaming use increased, highlighting the importance of information security to protect sensitive data. The study emphasizes security as essential for player trust, addressing principles such as data confidentiality, integrity, and availability, along with protective practices like the use of strong passwords and encryption. In a practical investigation, the article examines the efficiency of Roblox's chat filter by testing the possibility of sharing personal and sensitive information, such as address, age, physical characteristics, and financial details. Simulated profiles of different ages were created to test the filtering effectiveness. The conclusion is that, despite advancements, the filter can be manipulated to bypass sensitive data detection, underscoring the need for improvement to ensure the safety and privacy of young players.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Segurança da Informaçãopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher004pt_BR
dc.subjectJogos eletrônicospt_BR
dc.subjectInformação - segurançapt_BR
dc.subjectProteção de dados pessoaispt_BR
dc.subjectChatpt_BR
dc.subject.otherInformação e Comunicaçãopt_BR
dc.titleFiltragem de chat para a privacidade dos dados em jogos digitais infantispt_BR
dc.title.alternativeChat filtering for data privacy in children's digital gamespt_BR
dc.typeArtigo Científicopt_BR
dcterms.type-pt_BR
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