Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/2918
Title: Redução de desperdício de tecido através do PCP em uma confecção na região metropolitana de Campinas/SP
Other Titles: Reduction of tissue waste through PCP in a garment in the metropolitan region of Campinas / SP
Authors: RODRIGUES, Aline Pereira
Advisor: SCHLUTER, Mauro Roberto
type of document: Artigo científico
Keywords: Administração da produção
Issue Date: 9-Jun-2018
Publisher: 004
Citation: RODRIGUES, Aline Pereira. Redução de desperdício de tecido através do PCP em uma confecção na região metropolitana de Campinas/SP, 2018. Artigo de graduação (Curso de Tecnologia em Logística) - Faculdade de Tecnologia de Americana, Americana, 2018. Trabalho apresentado no IX Congresso de Logística das Faculdades de Tecnologia do Centro Paula Souza - FatecLog Baixada Santista, 2018
Abstract: As empresas visam cada vez mais aumentar seu lucro, e nesse mercado globalizado, é necessário ter um sistema produtivo eficiente para que ela se torne competitiva no mercado. No processo de corte sabe-se que não é possível obter 100% de aproveitamento da matéria a ser cortada o que resultas em sobras que as vezes não tem como serem utilizadas. Esse estudo tem como objetivo reduzir o desperdício de tecido na área de corte em uma indústria de confecção na região metropolitana de Campinas, através do PCP – Planejamento e Controle de Produção. Foi efetuado uma supervisão no processo de corte, coleta e análise dos dados para ver se o volume desperdiçado era significativo para a empresa. Para o desenvolvimento desse trabalho foi utilizado o estudo bibliográfico, buscando informações em livros, artigos acadêmicos e sites relacionados a Logística de Produção, também foi realizado um estudo de caso na confecção onde foi possível observar a redução no volume de desperdício de tecido através do bom planejamento, diminuindo a quantidade de compra de insumos, atingindo assim o objetivo esperado.
Description: Artigo apresentado no IX FatecLog (Congresso de Logística das Faculdades de Tecnologia do Centro Paula Souza, 9, 08 a 09 de junho de 2018. Faculdade de Tecnologia Baixada Santista - Rubens Lara. Curso de Tecnologia em Logística)
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/2918
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20181S_RODRIGUESAline_OD0387.pdfArtigo de graduação467.26 kBAdobe PDFView/Open
Certificado - Aline Rodrigues.pdf
  Restricted Access
Certificado89.98 kBAdobe PDFView/Open Request a copy
Parecer - Aline Rodrigues.pdf
  Restricted Access
Parecer de dispensa529.07 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.